Doce de leite como pré-treino funciona? Entenda nova moda

Alguns profissionais indicam a inclusão do doce de leite no cardápio de quem visa o ganho de massa muscular, mas a orientação ainda gera dúvidas

Algumas guloseimas podem ser uma poderosa fonte de energia para quem quer potencializar os efeitos da malhação | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quando pensamos em dieta e alimentação saudável é comumente associado ao consumo de apenas frutas, vegetais e legumes. Entretanto, dependendo do objetivo desejado, as opções são, na verdade, bastante variadas e apetitosas. Alguns profissionais indicam a inclusão do doce de leite no cardápio de quem visa o ganho de massa muscular, mas a orientação ainda gera dúvidas, uma vez que o alimento não se encaixa no estereótipo dos alimentos saudáveis. Mas afinal, comer doce de leite para hipertrofia é uma boa tática?

Segundo a nutricionista Luciana Picerno, especialista em nutrição esportiva, sim, o doce de leite pode ser consumido no chamado pré-treino imediato, quando há um intervalo de até 40 minutos entre a refeição e a atividade física. Conforme a profissional, quando não há muito tempo para comer antes do treino, o ideal é consumir alguma fonte de energia rápida. “Por ser rico em açúcar e ter pouca gordura, o doce de leite é uma boa opção. Ele tem rápida digestão e absorção. Só temos que tomar cuidado em relação à quantidade, já que ele tem bastante açúcar por pouco volume. A quantidade ideal varia de pessoa para pessoa, mas fica em torno de uma colher de sopa”, destaca.

"O doce de leite pode ser consumido antes do treino, principalmente para quem busca hipertrofia. O consumo de alimentos ou preparações ricas em carboidratos de rápida absorção favorecem a performance física", diz Jamile Tahim, nutricionista e mestre pela UECE (Universidade Estadual do Ceará). De acordo com a especialista, o ideal é ingerir uma colher (sopa) rasa que equivale a 20 g. Essa porção contém cerca de 60 calorias, 1,3 g de proteínas, 10 g de carboidratos e 1,4 g de gorduras totais.

Segundo Tahim, existem outras fontes que devem ser incluídas e que fornecem um valor nutricional superior. Há diversas opções de doce de leite no mercado. O ideal é optar por aqueles que não tenham outros complementos, como chocolate. Outra dica é observar a lista de ingredientes, que deve conter apenas leite e açúcar. Também existem opções sem açúcar, que são menos calóricas. Além disso, o preparo em casa é recomendado pelos especialistas.

"De forma geral, o doce de leite caseiro pode ser considerado mais saudável do que o industrializado, por não conter tanto açúcar simples e outros componentes para conservação e sabor, como o xarope de glicose, conservantes e aromatizantes", destaca Carlos Alberto Werutsky, nutrólogo, médico do esporte e diretor da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia).

Contraindicações

O doce de leite não é recomendado para quem tem alergia à proteína do leite ou intolerância à lactose. Além disso, o consumo não é indicado para quem tem diabetes e crianças menores de dois anos. As pessoas que têm síndrome do ovário policístico, resistência insulínica, esteatose hepática (gordura no fígado), síndrome metabólica, sobrepeso, obesidade e aumento do nível do colesterol devem evitar o consumo do doce de leite como pré-treino. Isso porque ele contribui com a piora do quadro devido a sua absorção rápida e a alta carga glicêmica.

O que comer no pré-treino

Os especialistas recomendam que seja estimulado o consumo de alimentos que forneçam carboidratos, ou seja, possuem elevada carga energética, mas que também sejam fontes de outros nutrientes. Isso porque ajudarão a melhorar a capacidade funcional do organismo. De forma geral, a quantidade ideal de ingestão de carboidratos no pré-treino oscila entre 30 g a 60 g ou até mais, dependendo da necessidade calórica diária, duração e intensidade do treino.

“As pessoas devem ter cuidado com modismos no contexto da saúde e alimentação. Com a influência das redes sociais, diferentes estratégias nutricionais se popularizam, mas o que pode ser seguro para alguns, também não é recomendado para outros”, diz Jamile Tahim, nutricionista e mestre pela UECE. A recomendação é que o indivíduo converse com o nutricionista ou nutrólogo antes de começar a treinar e receba orientações sobre o que consumir e a quantidade indicada de forma individual.

Veja abaixo algumas opções pré-treino para variar a dieta e alcançar a hipertrofia:

Frutas com granola e mel;

Suco de frutas sem açúcar;

Sanduíche natural;

Tapioca;

Ovos;

Frango grelhado;

Aveia;

Frutas desidratadas;

Batata-inglesa, batata-doce, mandioca e milho.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES