O que é Frenectomia? Cirurgia feita por filha recém-nascida de Viih Tube

Frenectomia é procedimento comum em recém-nascidos e evita que a criança tenha língua presa

Sem a frenectomia, o bebê se tornará um adulto com problemas de fala | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta semana a ex-participante da vigésima primeira edição do Big Brothe Brasil, Viih Tube, contou em um relato em suas redes sociais que sua filha recém-nascida com Eliezer, Lua, passou por um procedimento conhecido como frenectomia em sua primeira semana de vida. No entanto, o termo, desconhecido pelo grande público, assustou diversas pessoas. Em termos mais gerais, esse procedimento é extremamente comum e evita que a criança tenha a língua presa.

Embora seja simples e fácil de realizar, o diagnóstico da necessidade de frenectomia é objeto de discussão entre médicos, pois alguns acreditam que pode ser realizado prematuramente e sem a devida consideração sobre a necessidade da intervenção. A cirurgiã odonto-pediátrica Fabiana Pimentel explica que o procedimento consiste em um pequeno corte na membrana excedente que estiver abaixo da língua (causando a língua presa) ou no lábio superior, entre os incisivos (causando diastema, um espaço maior que o comum entre os dentes superiores da frente).

Em  2014, o Ministério da Saúde tornou lei o Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua em Bebês, mais conhecido como “Teste da Linguinha”, realizado em maternidades logo após o nascimento. No entanto, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) entrou com um pedido de revogação da lei em 2019, argumentando que esse teste ocasiona intervenções cirúrgicas desnecessárias e dificulta a identificação de casos mais graves. Até o momento, não houve revogação.

Para a odontopediatria, a necessidade de fazer esse tipo de diagnóstico cedo ajuda a amamentação da criança. “O que mais se conhece popularmente é a língua presa, na fala, mas essa anatomia pode fazer com que o bebê não consiga mamar direito, além de poder prejudicar a entrada do ar nos freios nasais, atrapalhando a respiração, e ocasionar um uso posterior de aparelhos dentários”, afirma a especialista.

Por que fazer a cirurgia?

Um dos problemas elencados por Viih Tube foi a dificuldade de amamentação e ganho de peso de sua filha. “A Lua nasceu com um “freio” na língua, e antes de fazer a frenectomia ela mamou. Fez bolha de sucção, fez várias coisas”, disse. A amamentação inadequada pode resultar em baixo peso, e até mesmo desnutrição. As bolhas que aparecem durante a amamentação podem indicar que o bebê está engolindo mais ar do que leite, o que pode causar desconfortos, como cólicas ou gases.

Além disso, é comum que as mamas da mãe apresentem feridas e o leite comece a “empedrar”, causando dor e desconforto. As complicações que podem ser causadas pelo procedimento envolvem, além de dores locais, pequenas hemorragias ou inflamação dos pontos. A anestesia dada pela equipe médica é local ou anestesia tópica. Segundo a odonto-pediátrica Fabiana Pimentel, a obrigatoriedade do teste da linguinha foi um dos fatores que contribuíram com a indicação aos pais para optarem pela intervenção cirúrgica o mais cedo possível. “Não tem problema fazer quando criança ou quando adulto, continua sendo simples, só não é comum hoje que não seja feito quando bebê”, diz.

Assim como no bebê, o corte na membrana é feito de forma rápida e com anestesia local, dando ao paciente dois dias de recuperação em casa. Nesta situação, normalmente é necessário o apoio de um fonoaudiólogo – tanto na infância, para melhorar a dicção, quanto depois, para se readaptar. Também é comum que o freio cause impacto na dentição, podendo ser corrigido futuramente com aparelhos ortodônticos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES