Dia do Chocolate: saiba como escolher o melhor tipo e veja seus benefícios

Nutricionista explica que existem alguns tipos de chocolate que são mais saudáveis e dá para comer sem culpa

Existem alguns tipos de chocolate que são mais saudáveis e dá para comer sem culpa | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Tem gente que não resiste a um chocolate e tem pessoas que não conseguem ficar um único dia sem consumir nem que seja um pedaço pequeno. Para estas pessoas, nem tudo está perdido. Segundo a nutricionista Renata Guirau, não há erro em comer chocolate com frequência, mas é preciso saber escolher os tipos mais saudáveis. 

Nestes casos, é possível inclusive usufruir de benefícios. "O chocolate também pode trazer diversos benefícios ao corpo, quando consumido em suas versões mais 'naturais'; quanto mais alto o teor de cacau, mais saudável ele é, pois concentra mais antioxidantes e minerais. Ao mesmo tempo, ele também traz uma quantidade reduzida de açúcares", explica.

Como escolher o melhor chocolate

Segundo a profissional, existem três passos a serem seguidos na hora de comprar chocolates. O primeiro deles é observar o teor de cacau. Ela explica que quanto mais melhor. Para aqueles que preferem chocolates mais doces e não conseguem consumir os mais amargos, a dica é ir adaptando o paladar aos poucos. Com o tempo, a pessoa acaba se acostumando a comer chocolates mais amargos, que são os mais saudáveis.

Outra informação importante que deve ser observada é quanto ao teor de açúcar presente no chocolate que você deseja comprar. O ideal, segundo a nutricionista, é buscar aquelas opções que não possuem açúcar. Existem os chocolates adoçados com açúcar de coco ou com adoçantes naturais, como stevia ou xylitol. Esses são mais indicados.

A terceira dica da nutricionista é quanto à gordura presente no chocolate que você pretende consumir. Ela aconselha que fiquemos longe dos produtos que, em sua composição, possuam gordura hidrogenada. Ela explica que esse tipo de gordura está relacionada ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Outro tipo de ingrediente que também deve ser evitado são os artificiais.

Benefícios

Quando consumido com níveis maiores de cacau, o chocolate pode trazer inúmeros benefícios ao organismo. O cacau é rico em flavonóides, que possui ação antioxidante e anti-inflamatória. As propriedades antioxidantes reduzem os danos celulares causados pela ação dos radicais livres. Já a teobromina, também presente na semente, tem ação vasodilatadora, o que ajuda na circulação sanguínea, reduz o risco de trombose e ajuda a equilibrar a pressão arterial. Além disso, o cacau é rico em ferro e, portanto, o seu consumo regular ajuda na prevenção da anemia. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES