Erros que você comete que acabam com a saúde dos seus rins;veja como evitar

Os rins estão entre os órgãos mais importantes do corpo humano e precisam de cuidados para ficarem saudáveis

Alguns cuidados são essenciais para manter os rins saudáveis | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os rins estão entre os órgãos mais importantes do corpo humano e precisam de cuidados específicos para se manterem saudáveis. Eles são fundamentais para o bom funcionamento do corpo e são responsáveis por filtrar o sangue e auxiliar na eliminação de toxinas do organismo. A Doença Renal Crônica (DRC) é um grupo de doenças que interfere no bom funcionamento dos rins, impedindo a filtragem adequada do sangue. 

Segundo o Ministério da Saúde, a DRC são alterações heterogêneas que afetam tanto a estrutura quanto a função renal, com múltiplas causas e múltiplos fatores de risco. Trata-se de uma doença de curso prolongado, que pode parecer benigno, mas que muitas vezes torna-se grave e que na maior parte do tempo tem evolução assintomática, fazendo com que o diagnóstico seja feito tardiamente. Nesses casos, o principal tratamento imediato é o procedimento de hemodiálise.

Beba água e cuide da alimentação

Para evitar esse tipo de problema, existem algumas medidas que podem ajudar a manter os rins saudáveis. O urologista Luis Gustavo Crippa de Almeida, em seu blog, traz algumas dicas para cuidar deste órgão, a primeira delas é a ingestão adequada de água. Essa é a dica mais básica de todas, mas é também a mais importante. “Os benefícios da água vão além da hidratação do corpo, pois ela tem um papel fundamental no bom funcionamento dos rins. Através da água que ingerimos, os rins poderão realizar a desintoxicação do corpo sem grandes problemas, por isso é importante beber muita água todos os dias”.

A alimentação também é um fator importante na hora de cuidar dos rins e não pode ser negligenciada. “Uma alimentação equilibrada traz benefícios para todo o corpo, inclusive os rins. O consumo excessivo de sal elimina certas proteínas dos rins e, quando a pessoa sofre de hipertensão, o problema também é muito agressivo ao órgão. Diminuir a quantidade de sal nas comidas é um excelente modo de evitar DRC. Também é importante evitar o excesso de gordura e consumir mais alimentos com vitaminas e fibras”, aconselha.

Tabagismo e álcool

O fumo e o consumo de álcool são vilões para a saúde dos rins. “Você já pode ter lido em algum lugar que o álcool pode ser benéfico para os rins, desde que seja consumido com moderação. Isso é verdade, mas o consumo precisa ser realmente controlado, não ultrapassando uma ou duas doses pequenas e esporádicas (o consumo diário já pode ser considerado um exagero)”, explicou o médico. 

Quanto ao cigarro, ele também explica por que ele também é prejudicial aos rins. “Não é novidade que o cigarro é muito prejudicial para o organismo como um todo e com os rins não é diferente. O tabagismo cria pequenas placas de gordura que vão obstruindo os vasos sanguíneos, criando problemas cardíacos e de pressão que com o tempo resultam em uma DRC. Os próprios rins possuem vários vasos sanguíneos, então também podem ser diretamente afetados pelos efeitos nocivos do cigarro”, afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES