Especialista revela relação entre o que você come e sua saúde mental

Nutricionista trata da relação entre os alimentos e o comportamento humano

Os alimentos que você prioriza podem interferir de forma negativa ou positiva na sua saúde mental, segundo nutricionista | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O curso de Nutrição do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) de uma universidade localizada no estado de São Paulo, realizou, no último dia 13 de março, a sua Aula Inaugural com o tema Nutrição e Saúde Mental, ministrada pela nutricionista e pesquisadora na Faculdade de Saúde Pública da USP, Lara Natacci. A professora traçou a relação entre o que comemos e como se encontra nossa saúde mental.

“Hoje vemos vários estudos que relacionam de maneira bidirecional: o que a gente come interfere na nossa saúde mental e a nossa saúde mental interfere no que comemos”, afirmou Natacci. Em seu doutorado, a nutricionista pesquisou o consumo de alimentos relacionado a padrões de comportamento, já no pós-doutorado, estudou exatamente o contrário, como os alimentos podem interferir na saúde mental.

🍕Prejuízos para a saúde mental. A dieta ocidental, rica em gordura, açúcar e sódio, segundo Natacci, está mais relacionada aos transtornos da mente. “Esses alimentos causam mais inflamação, possuem mais substâncias pró-oxidantes. Então, quando consumimos em maior quantidade, eles podem ser associados a sintomas de ansiedade, depressão e estresse”, explicou.

🍎Benefícios para a saúde mental. Por outro lado, ainda de acordo com Natacci, a dieta mediterrânea, com alimentos que possuem mais fibras, vitaminas e minerais, como frutas e legumes, possui ações anti-inflamatórias e antioxidantes, além de nutrientes que ajudam na formação de neurotransmissores e, consequentemente, no combate aos mesmos sintomas. “Deveríamos adaptar a nossa alimentação, sem muita restrição, porque restrição pode gerar mais estresse. É preciso fazer uma troca, aumentar a ingestão desses alimentos em vez de diminuir os outros”, disse a nutricionista.

DESAFIO DA BOA ALIMENTAÇÃO. Natacci também compartilhou com os estudantes sua experiência em consultório e como gerar mudanças de comportamento nos pacientes. “Não é apenas falar o que comer, todo mundo sabe o que seria uma alimentação mais equilibrada, o desafio é como chegar nisso, como motivar o paciente”.

O tema da Aula Inaugural, de acordo com a professora Ana Paula Bazanelli, responsável pelo evento, foi pensado considerando o cenário atual que vivemos e a importância da prevenção de doenças relacionadas à saúde mental. “É uma abordagem de como a nutrição tem papel importante nos cuidados com a saúde mental, envolve alimentos, nutrientes específicos, hábitos de vida e como trazer isso para o dia a dia do paciente”, destacou a docente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES