Esta fruta é importante aliada contra o colesterol ruim

A alimentação é uma importante aliada na luta contra o colesterol ruim

Alguns alimentos podem ajudar a reduzir o colesterol ruim | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quando em níveis normais, o colesterol é essencial para a função celular, no entanto, quando se encontra em níveis alterados, pode favorecer a formação de placas nas artérias. Isso contribui para aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como derrames e ataques cardíacos. Uma aliada na luta contra esse problema é a alimentação e a boa notícia é que existe uma fruta que pode ajudar a reduzir o colesterol ruim.

A fruta em questão é o tamarindo, que tem poder anti-inflamatório e antioxidante, se tornando uma aliada da saúde cardiovascular por conter compostos capazes de combater o colesterol ruim. A fruta é originária da África e é mais fácil de se encontrada nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Obtido do tamarindeiro, ela se assemelha a uma vagem e tem sabor ácido.

Além disso, o tamarindo possui saponinas que têm o poder de auxiliar na redução dos níveis de colesterol LDL, prevenindo o aparecimento de doenças cardiovasculares e promovendo a saúde do coração. Estudos mostram que o tamarindo diminui o colesterol total sérico (50%), LDL (73%) e triglicerídeos (60%). Por outro lado, ele contribui para aumentar o HDL (61%). A fruta, portanto, é capaz de combater o colesterol ruim e melhorar os níveis do colesterol bom.

Beneficio das fibras

O tamarindo é rico em fibras solúveis, que têm um papel importante na diminuição do colesterol ruim. Elas se ligam ao colesterol no intestino, o que inibe a sua absorção e contribui para a sua eliminação do organismo. Além disso, a fruta possui flavonoides, que têm propriedades antioxidantes e contribuem no combate aos radicais livres e na proteção do coração contra danos oxidativos.

Colesterol ruim

Assim como outros problemas de saúde, ter maus hábitos alimentares interfere diretamente no diagnóstico de colesterol alto. Alimentos embutidos, sem valor nutricional e processados, comuns na alimentação de muita gente, segundo a medicina possuem ligação direta com o aumento dos casos da doença.

Por outro lado, enquanto alguns alimentos representam um maior risco de ter colesterol alto, outros podem funcionar como aliados na prevenção e combate a essa doença. Uma dieta saudável e equilibrada contribui de forma significativa para reduzir a gordura no sangue. Além disso, a prática regular de atividade física também é uma importante aliada na hora de manter os níveis de colesterol equilibrados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES