Este alimento que você tem em casa é um poderoso aliado contra o câncer

A cebola, um alimento rico em nutrientes, tem se mostrado um poderoso aliado na luta contra o câncer e doenças cardiovasculares

A alimentação pode ser uma aliada para manter a saúde em dia | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pouca gente sabe, mas os benefícios da cebola vão muito além do saber que ela atribui às receitas gastronômicas ou mesmo do acompanhamento na hora do churrasco. Esse alimento é rico em nutrientes e um forte aliado no combate a doenças do coração e de alguns tipos de câncer. Por isso mesmo os norte-americanos estão cada vez mais investindo em pesquisas sobre o tema.

Quais os benefícios para o coração? Uma matéria publicada no site da Embrapa detalha as vantagens desse alimento, trazendo a contribuição do especialista Michael Havey, da Universidade de Wisconsin (Madison). Segundo ele, esse alimento tem uma substância que impede a formação de plaquetas no sangue, não permitindo bloqueios no sistema cardiovascular. Também contém compostos responsáveis pelo equilíbrio da flora intestinal. 

CONTRIBUIÇÕES CONTRA O CÂNCER. O pesquisador relaciona a diminuição do câncer do colo retal (segunda causa de morte naquele país) ao consumo de cebola, principalmente em sua versão crua. A recomendação dele é não consumi-la cozida para evitar a perda dessas substâncias e do sabor.  

Sobre isso, a médica Poonam Desai, mencionada no Mirror, explica que a cebola é rica em quercetina, que tem poder antioxidante e anti-inflamatório e propriedades farmacológicas. Ela explica que os níveis de quercetina diminuem ao cozinhar esse alimento, diante disso, o ideal é consumir a cebola crua para obter o máximo de benefícios.

PESQUISAS. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) cada vez mais incentiva o desenvolvimento de estudos nos quais seja possível agregar valor. No caso da cebola isso significa um produto com sabor adocicado e compostos com maior atividade antiplaquetária para evitar doenças cardiovasculares, presentes em 23% da população norte-americana. "Buscamos estas características por meio de recursos genômicos (manipulação feita a partir dos gens e não por cruzamento)", informou Havey.

OUTRO ESTUDO. Um estudo recente, que envolveu 70 pessoas com sobrepeso e pressão alta, descobriu os efeitos reparadores da cebola. As análises revelaram que a quercetina tem efeito significativo para a redução da pressão arterial. Durante os testes, uma dose de 162 mg por dia de extrato de cebola rico diminuiu de forma significativa a pressão arterial sistólica em 3-6 mmHg em comparação com um placebo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES