Estes 5 cuidados vão reduzir seu risco de ter um ataque cardíaco

A parada cardíaca ocorre quando o coração deixa de bombear sangue e oxigênio para o cérebro e para o resto do corpo

É possível diminuir os riscos de ataque cardíaco adotando hábitos de vida saudáveis | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A parada cardíaca ocorre quando o coração deixa de bombear sangue e oxigênio para o cérebro e para o resto do corpo. Existe uma série de razões para esse problema, o que se percebe na maioria das vezes é que isso ocorre como resultado da evolução de algumas doenças, como hipertensão, diabetes, asma, obesidade, doenças coronarianas, dentre outras.  

No entanto, algumas mudanças no estilo de vida podem ajudar na redução do risco de parada cardíaca. Dentre elas, está a prática regular de atividade física para aquelas pessoas que são mais sedentárias. Os exercícios aeróbicos como natação, corrida e ciclismo ajudam o coração a trabalhar de forma mais eficiente, fortalecendo seus músculos. Ter um coração mais forte, ajuda o órgão a bombear o sangue de forma mais eficiente.

Alimentação

Outro fator que faz bastante diferença na saúde do coração é manter uma dieta balanceada e saudável. Para isso, é preciso evitar gorduras saturadas e trans, trocando por fontes mais saudáveis, além de tentar eliminar alimentos ricos em açúcar. Uma atitude que ajuda nesse processo é ler os rótulos dos alimentos, optar por itens integrais, em detrimento dos processados.

Parar de fumar

O fumo é prejudicial para a saúde como um todo e parar de fumar pode trazer inúmeros benefícios para a saúde do coração. Isso é capaz de reduzir os riscos de ataque cardíaco, melhora o fluxo sanguíneo, normaliza a pressão arterial e a frequência cardíaca, diminui a inflamação, além de melhorar a função cardiovascular de modo geral.

Monitoramento

Os 40 anos de idade marcam um ponto importante para o monitoramento regular da saúde do coração. As pessoas precisam ficar mais atentas aos cuidados e isso é essencial pois ajuda a se chegar a uma possível identificação precoce de riscos de problemas cardíacos, ajudando a pessoa a realizar intervenções preventivas.

Adaptação e conscientização

Já a partir dos 60 anos, o cuidado com a saúde do coração requer ainda mais atenção e alguns ajustes. É preciso que se foque em exercícios de baixo impacto e em uma alimentação ainda mais cuidadosa e saudável. Além disso, fazer exames regularmente é essencial. Não se pode esquecer também de manter a hidratação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES