Febre maculosa: cachorros podem carregar o carrapato transmissor?

Apesar de ser mais difícil de encontrar em cachorros, é preciso ficar atento

Dependendo de onde vivam, os cachorros também podem carregar o carrapato-estrela | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Alguns animais podem carregar o carrapato-estrela, principal transmissor da febre maculosa, doença que matou pelo menos quatro pessoas na cidade de Campinas, em São Paulo. No entanto, eles não são afetados da mesma forma que os seres humanos. Encontrar o carrapato em animais domésticos, como o cachorro, no entanto, não é algo comum, assim como a doença também não é. O bicho onde se encontra o transmissor com mais facilidade é a capivara, por viverem em maior contato com o mato. Cavalos e gambás também podem hospedar o carrapato.

Apesar de ser mais difícil de encontrar em cachorros, é preciso ficar atento, pois dependendo do local onde estes animais vivam, eles também podem ser hospedeiros do carrapato-estrela, transmissor da febre maculosa. Nestes casos, os donos precisam estar atentos aos espaços entre os dedos das patas do pet, além de observar com frequência as orelhas do animal. A melhor forma de prevenir e proteger os cachorros desse carrapato é o uso de antiparasitários, que combatem as pulgas e carrapatos, segundo informou o veterinário Daniel Caldas Petroni. "Existem também coleiras que previvem a infestação", adiciona. 

Por viverem em um contato maior com a natureza, os animais de fazenda, como os bois, por exemplo, estão mais sujeitos ao carrapato. "O bovino pode ser um produtor de carrapato-estrela em uma determinada região. Ele mantém a população de carrapato", afirma o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa em Agropecuária (Embrapa) Gado de Corte, Renato Andreotti. 

Nestes casos de rebanhos mais susceptíveis ao contato com carrapatos, para combater o transmissor da febre maculosa o mais indicado é utilizar carrapaticidas, para prevenir a infestação. Além disso, especialistas alertam para a necessidade de se manter gramados e capins podados, pois quando estão mais rentes ao solo eles criam um ambiente menos favorável ao inseto.

Animais transmitem a doença a seres humanos?

No momento, existem muitas dúvidas acerca da doença, principalmente sobre a transmissão, uma delas é se o animal picado pelo carrapato-estrela pode transmitir a febre maculosa. Mas segundo especialistas, a resposta é não. Apenas o carrapato é transmissor. "A febre maculosa é uma doença febril aguda causada por bactérias do gênero Rickettsia, transmitidas por carrapatos", diz a infectologista do Hcor Juliana Oliveira da Silva.

A doença faz mal a animais?

Os animais hospedeiros do carrapato-estrela também podem sofrer com a doença, segundo o pesquisador Renato Andreotti.. No entanto, para eles a febre maculosa não é mortal como no caso dos humanos. "Os animais não correm grandes riscos, eles ficam doentes, mas de uma forma branda. Não existe informação sobre mortalidade de animais por conta da contaminação", disse, em entrevista ao G1.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES