Febre maculosa: após show de Seu Jorge, um 5° caso suspeito é registrado

Uma semana após o evento, mulher apresentou sintomas da doença e segue internada em hospital de Campinas

Mulher suspeita de ser o 5° caso de febre maculosa em Campinas, esteve no show do Seu Jorge na Fazenda Santa Margarida | Reprodução - Foto: Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta quarta-feira (14), a secretaria de Saúde da cidade de Campinas, em São Paulo, registrou o 5º caso suspeito de febre maculosa em uma  mulher de 38 anos, moradora da cidade, que se encontra atualmente internada em um hospital particular do município, aguardando o diagnóstico. A confirmação foi dada hoje durante a realização de uma coletiva de imprensa. 

Segundo informações da secretaria a mulher em questão, que não teve o nome relevado, afirmou ter começado a sentir os primeiros sintomas no dia 10 junho, sete dias após um evento no qual ele esteve presente. Na Fazenda Santa Margarida, em Joaquim Egídio, para show de Seu Jorge, onde mais outros quatro casos da doença foram confirmados e as vítimas vieram a óbito.

Assim como os outros casos suspeitos e confirmados da febre maculosa, a mulher também esteve na Fazenda Santa Margarida, onde o cantor de MPB e samba, Seu Jorge, realizou um show, no dia 3 de junho.  A fazenda em questão, que fica localizada no distrito de Joaquim Egídio, integrada à região metropolitana da cidade de Campinas, foi apontada pela secretaria de Saúde como um “provável foco de infecção”.

O espaço onde o os eventos ocorreram deve permanecer fechado por cerca de trinta dias, e só poderá retornar às atividades quando for apresentado um plano de contingência ambiental e de comunicação, no qual contenha cartazes, faixas e placas alertando a população sobre o risco de febre maculosa. Os donos da fazenda foram notificados pelas autoridades sobre a importância da sinalização quanto ao risco da doença. 

Em nota, a Fazenda Santa Margarida explicou que a organização responsável está trabalhando em um plano de ação para que seja apresentado aos órgãos competentes ainda nesta semana. Afirmaram ainda que sempre "agiram e agem de acordo com todas as normas e exigências legais relacionadas à vigilância sanitária".

Nas últimas semanas, três pessoas que participaram da Feijoada do Rosa, evento que ocorreu na Fazenda Santa Margarida, no dia 27 de maio, morreram após contrairem a doença que é transmitida pelo carrapato-estrela. As vítimas em questão foram identificadas como Douglas Costa,  42 anos, Mariana Giordano, 36 anos e Evelyn Karoline Santos, 28 anos. Um quarto caso de óbito tem sido investigado para saber se a causa da morte foi realmente a doença, Érissa Nicole Santos Santana,  de apenas 16 anos, morreu ontem, terça-feira (13), a mesma acompanhava o pai, que trabalhou na Feijoada do Rosa. 

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) emitiu um alerta nos últimos dias para as redes nacional e estadual, com objetivo de informar a população de outras cidades que possam ter estado nos dois eventos, a Feijoada do Rosa, no dia 27 de maio e o show do Seu Jorge, ocorrido no último dia 10, ambos na Fazenda Santa Margarida.

Na região da cidade de Campinas, a situação é endêmica para a febre maculosa, sendo o maior registro de casos no Brasil. A prefeitura da cidade irá publicar no próximos dias, um decreto contendo regras para estabelecimentos que realizam eventos em áreas de risco e/ou com presença do carrapato-estrela, que é o transmissor da bactéria responsável por causar a doença. Ele aponta que os responsáveis precisam garantir a correta informação, comunicação e mobilização das pessoas em relação à febre maculosa, algo que vá além de divulgar as formas de prevenção do contágio.

A secretaria de Saúde de Campinas também irá distribuir amanhã, na quinta-feira (15), um comunicado e aulas para médicos das redes pública e privada para que estejam alertas aos sinais e sintomas que tenham relação com a doença, em pessoas com histórico de contato com vegetação e carrapato nos últimos dias. Nos dias 22 e 27 de junho irão ser realizadas duas capacitações sobre a febre maculosa para os profissionais de saúde.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES