Hipertrofia feminina: nutricionista revela os melhores alimentos

O ganho de massa muscular é o objetivo de muita gente que pratica atividade física

A alimentação é uma importante aliada do ganho de massa muscular | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ganho de massa muscular é o objetivo de muita gente que pratica atividade física. Além de mudar o corpo e melhorar a autoestima, o ganho de músculos traz uma série de outros benefícios para a saúde. O segredo para conseguir a hipertrofia é a prática de algumas modalidade de atividade física, como a musculação, por exemplo. No entanto, a alimentação também é uma importante aliada nesse processo.

Umas das principais dúvidas sobre esse assunto é em relação a quais tipos de alimentos ajudam no ganho de massa muscular feminina. “Para se ganhar massa muscular, as mulheres devem consumir alimentos fontes de proteína de forma adequada, ou seja, devem levar em consideração não apenas a quantidade, mas também a distribuição ao longo das refeições”, disse em entrevista para o Sport Life a nutricionista do Hospital Albert Einstein, Serena del Favero.

A profissional deixa claro ainda que é importante estar atento ao fato de que a alimentação de uma pessoa que está no início da vida adulta, na adolescência ena terceira idade é diferente. As principais influências são o metabolismo, crescimento, exercício físico,e mudanças hormonais. “Por exemplo: se comparadas às adultas e idosas, as adolescentes têm uma necessidade energética maior devido ao rápido crescimento e desenvolvimento. Nas mulheres adultas, a ênfase é na manutenção da saúde em geral e as necessidades podem variar dependendo do estilo de vida. A preocupação maior já nas idosas é com a saúde óssea, manutenção da massa muscular e prevenção de doenças crônicas”, detalhou Serena.

O que evitar

Além do que se deve comer para se chegar à hipertrofia, é importante também estar atento ao que não se deve incluir na dieta. “Com o objetivo de ganho de massa muscular, o foco deve ser maior na inclusão do que na exclusão, mas sempre bom evitar alimentos processados e ricos em açúcares adicionado, bebidas açucaradas e refrigerantes, gorduras saturas e trans e o excesso de bebidas alcoólicas”, orientou.

Tempo para os resultados

A nutricionista também comenta sobre o tempo necessário para que se comece a perceber resultados. Segundo ela, isso varia de acordo com a condição de cada pessoa, com a intensidade dos treinos, com a genética, com a dieta seguida, a idade e o nível de condicionamento físico. “Estabelecer expectativas realistas é fundamental. O ganho de massa muscular ocorre em um ritmo mais lento do que a perda de gordura. Por isso, definir metas alcançáveis e mensuráveis ajuda a manter a motivação”, finalizou Serena del Favero.

São importantes para se chegar ao objetivo desejado ter um treino bem elaborado, ter um tempo de descanso adequado e ainda caprichar na hidratação. “É necessário fazer exercícios físicos, principalmente musculação, regularmente e seguir uma dieta rica em proteínas e carboidratos”, aconselhou em contato com o Sport Life a nutricionista Jéssica Rodrigues.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES