Musculação ou cardio: como emagrecer mais rápido?

Perder alguns quilos ou apenas umas poucas gordurinhas em excesso é o objetivo de muita gente que faz atividade física

Musculação e cardio, de forma casada, é a melhor forma de emagrecer | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Perder alguns quilos ou apenas umas poucas gordurinhas em excesso, para adequar as medidas, é o objetivo de muita gente que faz atividade física. No entanto, ainda existe uma dúvida que persiste, principalmente entre as pessoas que iniciaram esse projeto recentemente: é mais fácil emagrecer com cardio ou com musculação?

De início, é importante deixar claro que os dois tipos de exercícios têm benefícios para a saúde e cada um cumpre com um papel. Eles contribuem de forma igual para quem quer uma melhor qualidade de vida e têm vantagens para a saúde de modo geral. Eles melhoram a resistência cardiovascular, a saúde óssea, a força muscular e o bem-estar mental.

Diferenças entre a musculação e o cardio

O educador físico Max Well Almeida de Carvalho, em entrevista ao Terra, ressalta que a musculação consiste em um treino de resistência e força, com a utilização de pesos. Isso ajuda a fortalecer e desenvolver os músculos, contribuindo para que eles fiquem mais tonificados e aparentes. "Os objetivos mais comuns são ganho de massa muscular, aumento da força e definição muscular", afirma.

Já os treinos de cardio são voltados para aumentar a frequência cardíaca e a respiração.  "Os objetivos mais comuns de quem opta por essa atividade são a queima de calorias, melhoria da resistência cardiovascular, redução do estresse e aumento do condicionamento físico", diz o especialista.

E no caso do emagrecimento?

Quando o assunto é a queima de caloria, o cardio age na queima imediata, durante a atividade física, principalmente quando se pratica exercícios de maior intensidade. Já a musculação tem uma importante contribuição para acelerar o metabolismo quando se está em repouso. Isso acontece porque ela contribui para o ganho de massa muscular, o que pode ter como consequência uma  queima contínua de calorias.

"A combinação de musculação e cardio pode criar adaptações metabólicas mais amplas, levando a uma resposta mais abrangente na perda de peso. A junção também contribui para uma melhoria na composição corporal, ajudando a reduzir a gordura corporal e a manter ou aumentar a massa muscular", diz o educador físico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES