Nutricionista revela 5 alimentos que ajudam a combater a ansiedade

A ansiedade é um transtorno que precisa de acompanhamento profissional, mas alguns alimentos também podem ser aliados do tratamento

A ansiedade é um transtorno que precisa de ajuda profissional para ser tratado | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ansiedade é um transtorno que precisa de acompanhamento profissional para que seja realizado o melhor tratamento, de acordo com cada caso. Além disso, a alimentação pode ser uma aliada nesse processo, afinal, uma boa alimentação é capaz de melhorar a saúde de modo geral e interferir também na saúde mental, segundo especialistas.

Quais alimentos incluir na dieta? A nutricionista Adriana Stavro revelou alimentos que são indispensáveis na rotina alimentar de pessoas com ansiedade. Um deles é o salmão. “Contém ácidos graxos ômega-3, como DHA (Ácido docosahexaenoico) e EPA (Ácido eicosapentaenoico). Esses ômega-3 desempenham papel crucial na fluidez da membrana celular cerebral e na sinalização celular, o que contribui para a redução dos níveis de ansiedade. Um estudo conduzido em 2011 com estudantes de medicina demonstrou que o ômega-3 presente em salmão, sardinha, chia, linhaça, nozes, amêndoas e semente de girassol ajudam na redução da ansiedade”, disse Adriana em entrevista para o Sport Life.

Leites e derivados. Esse também é um grupos de alimentos importante, por ser fonte de triptofano, cálcio e magnésio. “Além disso, especialmente aqueles iogurtes que contêm probióticos, contribuem para a saúde da microbiota intestinal. O intestino é responsável pela produção de aproximadamente 90% a 95% do precursor da serotonina, o L-triptofano”, detalhou a profissional.

Grão de bico. Esse alimento é uma fonte de proteína vegetal que possui tanto triptofano quanto as vitaminas B6 e B9, que também são importantes para o organismo. “Também desempenham papel na produção de neurotransmissores relacionados ao bem-estar, como a serotonina, dopamina, noradrenalina, gaba e endorfinas”, alegou.

Cacau. “A serotonina é um neurotransmissor com várias funções no organismo e dentre elas de diminuir a ansiedade. De acordo com um estudo publicado no ‘Journal of Cromatografia’ em abril de 2012, o chocolate com 85% cacau tem mais serotonina, e o chocolate com 70% de cacau tem a maior parte do precursor da serotonina, o L-triptofano”, explicou.

Probióticos. “O potencial de modular o eixo microbiota-intestino-cérebro e, consequentemente, a saúde mental, por meio do consumo de alimentos funcionais é um tema atual e relevante para abordar questões emocionais, como ansiedade e depressão. Alimentos ricos em probióticos incluem picles, chucrute e iogurtes”, comentou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES