Nutrólogo revela 5 efeitos surpreendentes do álcool no corpo

Os prejuízos do álcool estão presentes inclusive entre as pessoas que praticam atividade física

A bebida alcoólica pode trazer prejuízos a quem pratica atividade física | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As bebidas alcoólicas combinam muito com determinadas situações, como confraternizações com amigos, festas, dentre outros, e muita gente se recusa a abrir mão de seu consumo. No entanto, há uma discussão sobre seus efeitos negativos sobretudo para quem pratica atividade física. Diante disso, o nutrólogo Ronan Araujo cita os cinco efeitos do álcool no desempenho físico.

Um dos efeitos do álcool é a desidratação. A bebida alcoólica é diurética, ou seja, causa um aumento da produção de urina. E é importante ressaltar que a desidratação é bastante prejudicial ao desemprenho atlético. Perder líquidos pode ocasionar cãibras nos músculos, fadiga precoce e até mesmo insolação.

O consumo de álcool de forma exagerada também causa prejuízos no metabolismo de carboidratos. Isso por que a bebida alcoólica pode interferir na forma como o seu organismo metaboliza os carboidratos. Isso leva a uma queda nos níveis de glicogênio, que é a principal fonte de energia para o seu corpo enquanto você pratica atividade física, principalmente os exercícios de resistência.

Além dos prejuízos apresentados durante a prática de atividade física, o consumo de bebida alcoólica também prejudica o consumidor em sua recuperação pós-exercício. Após a prática da atividade física, o corpo precisa se recuperar e o álcool pode interferir de forma negativa nesse processo, prejudicando a síntese de proteínas e a restauração do glicogênio muscular.

Sistema cardiovascular

A bebida alcoólica também impacta no sistema cardiovascular, causando alterações na frequência cardíaca e na pressão arterial, prejudicando o desempenho durante o exercício. Além disso, o consumo de bebida alcoólica prejudica a a coordenação motora e a função neuromuscular, que aumenta o risco de lesões durante o exercício.

Para finalizar, o nutrólogo aconselha as pessoas a priorizarem sempre sua saúde. "Sua saúde e segurança sempre devem ser prioridade máxima. Portanto, a próxima vez que se deparar com a escolha entre álcool e exercício, lembre-se de que a decisão inteligente é investir em sua saúde e bem-estar em longo prazo", concluiu o Dr. Ronan Araujo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES