Saiba como solucionar a insônia com 5 plantas que te ajudam a pegar no sono

As plantas carregam consigo uma série de benefícios que são invisíveis aos olhos

A fitoterapia e os óleos essenciais vêm se firmando como um tratamento de cura para diversas doenças | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Se você não abre mão de ter plantas em casa e de uma boa noite de sono, está na hora de escolher a espécie que irá deixar o seu décor mais bonito e ainda te ajudar a dormir melhor. Sim, as plantas carregam consigo uma série de benefícios que são invisíveis aos olhos. Não à toa, a fitoterapia e os óleos essenciais vêm se firmando como um tratamento de cura para diversas doenças.

Uma revisão de estudos da Universidade Monash, na Austrália, constatou que, apesar da popularidade das ervas medicinais com propriedades calmantes e sedativas, ainda faltam evidências de peso sobre a eficácia de boa parte delas na hora de espantar a insônia. Após descartar diversos artigos cujos resultados não podiam ser considerados confiáveis, os cientistas analisaram cinco espécies conhecidas como indutoras do sono.

A ação de um fitoterápico depende, entre outras coisas, do que está por trás da briga com o travesseiro. “A insônia pode ser sintoma de diversas doenças ou mesmo de problemas do cotidiano”, observa a farmacêutica Elfriede Bacchi, professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Se o alvo está errado, o produto, claro, não vai produzir a resposta esperada. Essa informação nos leva ao outro xis da discussão: só dá para apostar em um fito na busca de um sono melhor com orientação médica. É o especialista que vai rastrear a origem da insônia e verificar se, naquele caso, uma infusão ou uma cápsula à base de ervas trariam de fato paz às madrugadas.

Muitos estudos mostraram que a presença de plantas em um quarto pode criar muitos benefícios indutores do sono. Em primeiro lugar, elas ajudam a diminuir os níveis de cortisol de uma pessoa (também conhecido como hormônio do estresse), liberando oxigênio à noite, o que ajuda a limpar a mente e relaxar o corpo”, disse a psicóloga do sono na Happy Beds, Katherine Hall, ao tabloide britânico Mirror. Ainda segundo Hall, as plantas ajudam a melhorar a ventilação e a umidade de um cômodo, facilitando a respiração noturna e, portanto, o sono.

“As plantas absorvem dióxido de carbono e liberam oxigênio pelas folhas durante a fotossíntese. Esse processo significa que você respirará um ar mais fresco quanto mais plantas tiver em seu quarto. Da mesma forma, as plantas liberam vapor de água no ar por meio de suas folhas e caules, o que ajuda a manter os níveis de umidade em sua casa. Isso é especialmente importante durante os meses mais quentes, quando o ar-condicionado seca os espaços internos mais rapidamente do que o normal’, explicou a especialista.

Confira abaixo as plantas indicadas para manter no quarto e ajudar a alcançar um sono de qualidade:

Espada-de-são-jorge

A espada-de-são-jorge emite oxigênio naturalmente, o que pode ajudar a purificar o ar que você está respirando, levando a um sono melhor e mais saudável. “Tenha uma ou duas espadas-de-são-jorge para a melhor purificação do ar. Essas plantas ficam elegantes em uma mesa de cabeceira e removem produtos químicos nocivos do ar, ajudando na respiração e garantindo que você durma profundamente até de manhã”, disse Hall.

Lavanda

A lavanda é reconhecida como uma ajuda para o descanso, e é por isso que muitos óleos naturais e sprays de travesseiro usam esse perfume para promover um sono mais rápido. Segundo Hall, manter essa planta no quarto tem muitos benefícios: ela é bonita, tem uma fragrância calmante e duradoura que promove o relaxamento. “Coloque-a ao lado da cama para sentir o benefício máximo, pois você cai no sono”, disse a psicóloga.

Aloe vera

A aloe vera é uma planta fácil de cuidar e também trabalha na purificação da qualidade do ar. Essa planta tradicionalmente usada na medicina produz muito oxigênio e ajuda a melhorar a pureza e a qualidade do ar em qualquer ambiente.

Planta-aranha

A planta-aranha é fácil de cuidar porque apenas precisa de água ocasionalmente e pode sobreviver sob direta luz do sol. Além disso, ela remove toxinas e purifica o ar, o que contribui para um sono melhor.

Jasmim

Assim como a lavanda, o cheiro da jasmim promove o bem-estar. Sua essência ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade. Quando localizada no quarto, essa propriedade pode ajudar a dormir melhor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES