Ozempic é eficaz para emagrecer? Entenda efeitos e riscos

O Ozempic tem sido usado para acelerar o processo de emagrecimento, mas exige alguns cuidados

O Ozempic tem usado para acelerar o processo de emagrecimento | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ozempic tem como principal ativo a semaglutida, que foi aprovada no ano de 2018 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o tratamento de diabetes do tipo 2No entanto, algumas pessoas passaram a usar este medicamento para acelerar o processo de emagrecimento. Mas isso exige cautela, segundo explica a endocrinologista Thais Mussi.

“É importante frisar que existem pessoas alérgicas à semaglutida e outras substâncias contidas no Ozempic. Sendo assim, como todo medicamento, é preciso atenção antes de indicar ou ingerir. Cerca de uma em cada dez pessoas apresenta problemas, como diarreia, vômitos e enjoos, mas com uma duração bem curta”, frisou Thais. 

No caso de pacientes com diabetes, é importante que se evite bebidas alcoólicas ou que se consuma com bastante moderação, pois elas podem causar hipoglicemia ou hiperglicemia. Se o paciente estiver com o estômago vazio, mesmo se ingerida em baixa quantidade a bebida alcoólica pode baixar o açúcar no sangue. Isso acontece também após a prática de atividade física.

“Se o uso da medicação é para perder peso, como o álcool é muito calórico, devemos evitar seu consumo em excesso para obter o resultado desejado do uso da medicação, que é a perda de peso. O consumo moderado de álcool geralmente não afeta os níveis de glicose no sangue em doentes com diabetes controlada”, destacou a endocrinologista.

Ozempic interfere no uso de anticoncepcionais?

Ainda não existe nenhum estudo que indique a interferência do Ozempic na eficácia de medicamentos como os anticoncepcionais. Mas sabe-se que, sempre que uma mulher perde peso, sua fertilidade tende a aumentar, o que faz crescer também as chances de uma gravidez, caso não haja a contracepção adequada. “De qualquer forma, conversar com o médico sobre a combinação de medicamentos é sempre essencial”, aconselha.

Qual é a contraindicação do Ozempic?

A médica afirma que o medicamento não é indicado para pessoas que tenham diabetes do tipo 1 ou cetoacidose diabética. Ela diz ainda que também não indica o Ozempic para pessoas com histórico familiar do tipo de câncer CMT (Carcinoma Medular de Tireoide) ou da NEM2 (Síndrome de Neoplasia Endócrina Múltipla Tipo 2). “Nesses casos, é importantíssimo entender com o seu médico se o Ozempic pode ser usado”, concluiu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES