Suar ajuda a gastar calorias e a emagrecer? Especialista explica

Para muitas pessoas, suar é sinônimo de gasto calórico e especialista explica o que realmente significa

Suor não necessariamente é sinônimo de gasto calórico | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para muitas pessoas, suar é sinônimo de gasto calórico. A endocrinologista Ana Luiza Cardoso, em seu blog, explica que o suor é uma tentativa do corpo de regular a temperatura do corpo e isso não necessariamente representa gasto de calorias, de gordura ou um aliado do processo de emagrecimento.

“Em primeiro lugar, vamos deixar claro: suor não é sinônimo de gasto calórico, perda de gordura ou emagrecimento. Ele nada mais é do que uma resposta do nosso organismo na tentativa de equilibrar a temperatura corporal. Ou seja, quando o corpo atinge uma temperatura muito elevada, como durante uma atividade física ou quando o clima está muito quente, as glândulas sudoríparas liberam o suor para evitar danos às funções vitais do organismo”, disse.

Mas isso também não quer dizer que suar a camisa na academia não significa nada. “Apesar de não ser critério para medir o emagrecimento, o suor pode ser um importante indicativo para avaliar a intensidade da atividade física, uma vez que, quanto mais intensa, mais acelerado fica o metabolismo e, consequentemente, mais elevada a temperatura corporal, resultando em suor. O que ocorre, no entanto, é que algumas pessoas podem suar mais do que outras, mesmo com exercícios leves”, esclareceu em seu blog.

Perda de água

A médica afirma que, quando nos pesamos antes e depois do treino e notamos que houve uma diminuição de peso, isso significa que houve perda de água no corpo e não de gordura. “E aí vem um alerta importante: se ao final observar uma perda superior a 2% do peso inicial, significa que você não está se hidratando corretamente. E esse alerta vale também para quem curte veranear, bater o ponto na praia e na piscina, e acaba achando que qualquer bebida hidrata. Cuidado com o álcool!”, alerta.

Mitos sobre emagrecimento

Usar sauna ou treinar com plástico envolto no corpo ou com roupas quentes não ajuda em nada no processo de emagrecimento. Essas práticas apenas contribuem para o aumento da temperatura corporal, o que, por sua vez, estimula as glândulas sudoríparas a liberaram mais suor para regular a temperatura do corpo.

Como emagrecer

Para emagrecer não existe segredo, a receita é de fácil compreensão e todo mundo conhece: é necessário gastar mais calorias do que se consome diariamente. E, para isso, ter uma alimentação saudável e balanceada e praticar atividade física regularmente é fundamental. É importante não esquecer de cuidar da hidratação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES