Sutiã é o vilão da saúde feminina? Devo abandonar o uso? Entenda

Optar por conforto pode beneficiar saúde? Confira o que dizem especialistas

A sensação de liberdade e alívio é comum ao tirar o sutiã | Reprodução: Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você já deve ter ouvido por aí que não tirar o sutiã antes de ir para a cama pode ser prejudicial à saúde. Vai além: um dos boatos que vez ou outra ressurgem dá a entender que dormir com a peça (ou usar sutiã apertado) poderia ser um fator de risco para desenvolver câncer de mama. A sensação de liberdade e alívio é comum ao tirar o sutiã. Apesar desses sentimentos positivos, o uso da peça é quase “obrigatório” devido à pressão estética da sociedade, acompanhada de supostos malefícios de não utilizar a lingerie diariamente.

No entanto, existe a dúvida pública: Quais os efeitos da peça no corpo? As mulheres devem utilizar ou não? Especialistas ouvidos pelo portal G1 responderam diversos questionamentos para entender e desmentir algumas crendices sobre a peça íntima. 

1 - Devemos ou não usar o sutiã?

Atualmente, não existe uma resposta exata e não há evidências de que os sutiãs sejam bons ou ruins para a saúde. Essa escolha é pessoal e varia de mulher para mulher. Algumas se sentem mais seguras com o sutiã, outras detestam. O que sabemos é que devemos, antes de mais nada, prezar sempre pelo conforto. Hilka Espírito Santo, especialista em ginecologia, obstetrícia e mastologia, explica que o sutiã é um ator coadjuvante para melhorar a sustentação da mama.  Ele age contra a gravidade (mas não evita a flacidez e queda; leia mais abaixo) e, de uma certa maneira, preserva o estiramento dos ligamentos que compõem a mama. Esses ligamentos dentro do tecido mamário, chamados ligamentos de Cooper, mantêm as mamas eretas, sem pendência. É como se tivéssemos um fio elástico. Se muito solicitado, ele vai esgarçando. Se você sustenta a mama, você economiza esse fio e evita a perda de elasticidade.

A especialista, que também é membro da Comissão de Mastologia da Febrasgo, diz que a sustentação vale para qualquer tamanho de seio, já que todas as mulheres têm esse ligamento apesar de ser uma escolha pessoal, existe uma situação que o sutiã (ou top) é essencial: na hora do exercício físico. “A mulher não deve realizar exercícios de impacto sem um top. Na corrida, por exemplo, dependendo da projeção da mama, o ligamento da mama será mais exigido e a mulher terá desconforto. Não que cause uma dor, uma doença, mas vai causar um desconforto”, frisa a mastologista.

2 - Existe um sutiã ideal?

O sutiã ideal é aquele que vai te trazer sustentação, segurança e conforto. Temos sempre em mente aqueles com aro (o famoso ferrinho), com bojo, mas um top também é um sutiã, por exemplo. “O conforto e a sustentação precisam caminhar juntos. Escolha um que não deixe a mama muito pêndula, caída. O ideal é que os ligamentos fiquem ‘em repouso’ dentro do sutiã”, explica a mastologista. E na hora de escolher, ela lembra que é preciso atenção ao tipo de alça, recorte e sustentação também na lateral. É preciso medir tanto o seio quanto o tamanho das costas. “A mulher não é um tamanho 40 puro. Dentro desse tamanho, ela pode ter uma mama 40, mas um tórax fino”, diz.

3 - O sutiã evita que os seios caiam?

A queda da mama não tem relação com o uso ou não uso do sutiã. Ela tem relação com a constituição do corpo da mulher e faz parte do processo de envelhecimento. “Não existe fórmula para evitar a queda de gravidade. Tudo vai depender da mama. Se for mais densa, ela pode não cair. Já a mama mais gordurosa tem uma tendência maior. E mama gordurosa não tem relação com o peso”, explica Hilka Espírito Santo.

4 - Qual a relação do sutiã e o câncer de mama?

A oncologista Isabella Drumond Figueiredo explica que isso é um mito que foi difundido através de um livro intitulado "Dressed to kill: the link between breast cancer and bras" ("Vestida para matar: a ligação entre câncer de mama e sutiãs"), que aventava a possibilidade de o uso da peça comprimir os seios, impedindo a drenagem linfática e provocando o acúmulo de líquidos e formação de cistos/nódulos nas mamas.

“O câncer de mama é uma doença que acometerá 1 em cada 8 mulheres e já está bem sedimentado o conhecimento sobre alguns fatores de risco como idade mais avançada; fatores endócrinos e história reprodutiva; fatores comportamentais e ambientais ((que podem corresponder a até 40% das causas); e fatores hereditários (que correspondem a 5-10% dos casos)”, ressalta a oncologista. A especialista alerta que é importante a mulher conhecer seu corpo e procurar um médico caso note alguma alteração na mama. Além disso, mulheres com mais de 40 anos devem fazer a mamografia anualmente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES