Tapioca com ovo é vilã ou aliada da dieta? Entenda os efeitos

Alguns alimentos podem ser aliados da sua dieta, outros, por outro lado, não ajudarão muito nos seus objetivos

A tapioca com ovo pode ser aliada da dieta quando incluída em um plano alimentar equilibrado | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muita gente começou 2024 prometendo que ia se alimentar melhor e focar na dieta e, nisso, muitos alimentos são tidos aliados. Outros, por outro lado, ainda deixam dúvidas se devem ou não ser incluídos na alimentação. Esse é o caso da tapioca com ovo, que muita gente ainda reluta em consumi-la, quando o objetivo é o emagrecimento.

Mas, afinal, tapioca com ovo engorda? A nutricionista do Hospital Sírio-Libanês, Larissa Gavioli, afirma que não. “Nenhum alimento sozinho é capaz de engordar ou emagrecer. O ganho ou perda de peso dependerão do padrão alimentar como um todo, do gasto energético e do nível de exercício físico de cada um. 100g de tapioca contém aproximadamente 232 kcal e 100g de ovo. Aproximadamente dois ovos contém 146 kcal. O consumo isolado da tapioca com ovo por si só não será responsável pelo aumento ou perda de peso”, disse em entrevista para o Sport Life.

Ponto fraco da tapioca com ovo: a especialista ressalta que um dos problemas desse alimento é a ausência de fibras alimentares, no entanto, o acrescimento de itens como legumes e verduras superam essa carência, além do aumento da ingestão de vitaminas e minerais. “As fibras desempenham papel importante no funcionamento intestinal, na saciedade e no auxílio do controle da glicemia”, afirmou. 

Como acrescentar fibras? A nutricionista dá exemplos de alimentos que podem suprir essa deficiência. “Uma sugestão pode ser o acréscimo de tomate, cenoura, abobrinha ou escarola para tornar a preparação ainda mais nutritiva. Para aqueles que necessitam de um maior consumo de proteína, pode ser interessante o acréscimo de outra fonte proteica, como um frango desfiado ou queijo branco”, sugeriu.

Déficit calórico para emagrecimento

A profissional ressalta que o processo de emagrecimento se dá a partir do déficit calórico, com um consumo de calorias superior ao gasto energético. Diante disso, a tapioca deve estar adaptada a um plano alimentar equilibrado. “Não há um melhor momento para o consumo. Muitas vezes entra no café da manhã, no lanche da tarde e até mesmo como uma estratégia para substituir um jantar. No entanto, tudo irá depender do padrão alimentar como um todo e do planejamento alimentar proposto por um nutricionista”, destacou Larissa.

Antes ou depois do treino?

“Pode ser antes ou depois do treino. Por ser um alimento rico em carboidrato, será uma boa fonte de energia antes do treino. Após os treinos, pode ser uma boa estratégia, pois a combinação de carboidrato e proteína irá garantir energia e favorecer a síntese proteica. No entanto, para a síntese proteica adequada recomenda-se o consumo regular de proteínas ao longo do dia e não apenas após o exercício. A alimentação pré e pós-treino irá depender do tipo de exercício, tempo de duração, intensidade e tolerância aos alimentos”, completa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES