Tapioca, cuscuz ou pão francês: qual o melhor para quem quer emagrecer?

Tapioca, cuscuz e pão francês são alimentos que costumam fazer parte da alimentação de muita gente

Especialista explica qual a melhor opção entre cuscuz, tapioca e pão francês | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Tapioca, cuscuz e pão francês são alimentos que costumam fazer parte da alimentação de muita gente. Seja no café da manhã, lanche, jantar e, em alguns casos, até mesmo no almoço, esses itens são vistos na mesa dos brasileiros com frequência. No entanto, quando o assunto é dieta de emagrecimento, qual dos três é a melhor escolha?

Se você está em busca de perder peso, você provavelmente já se fez essa pergunta. Para ajudar a esclarecer essa e outras dúvidas sobre esses três alimentos, o médico especialista em saúde e emagrecimento, Renan Botelho, em entrevista ao Tudo Gostoso, fez um comparativo entre a tapioca, o cuscuz e o pão francês.

Calorias: quem leva a melhor?

O médico explica que um pão francês, em quantidades calóricas, corresponde a duas colheres de sopa de tapioca e a 100 gramas de cuscuz. Em quantidades de alimento, o pão francês equivale a uma porção bem maior do que a tapioca e mais do que o dobro do cuscuz, com a mesma quantidade de calorias.

Pão francês: 125 cal (45g ou 1 unidade)

Tapioca: 123 cal (35g ou 2 colheres de sopa)

Cuscuz: 122 cal (100g ou 1 unidade grande)

Mas o profissional ressalta que não são apenas as calorias que devem ser levadas em consideração. "O índice glicêmico importa", avisa o médico. Diante disso, qual dos três alimentos possui o maior índice glicêmico? O especialista em saúde e emagrecimento explica que é cuscuz, seguido da tapioca e, por último vem o pão francês. 

O médico explica ainda que índice glicêmico é a velocidade com que o alimento se transforma em açúcar no sangue. Quanto menor o índice glicêmico de um alimento, mais lento será o aumento da glicose no sangue depois de ingerido. Quando o alimento vira açúcar muito rápido, acontece um pico de insulina. 

IG pão francês: 95

IG tapioca: 115

IG cuscuz: 140

Sem glúten

Entre os três alimentos analisados, o cuscuz e a tapioca não possuem glúten. Mas eles podem ser consumidos à vontade por causa disso? Botelho explica que isso não libera as pessoas para comerem esses alimentos em grandes quantidades. "O glúten é um dos problemas do pão francês, mas pensando em calorias e índice glicêmico, talvez eles sejam menos piores", afirma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES