Vai praticar atividade física? Conheça os quatro benefícios do açaí para atletas

A nutricionista Juliana Maciel, líder em vendas de açaí, identificou quatro benefícios que o consumo de açaí traz para os praticantes de esportes.

Consumo de açaí traz benefícios para adeptos da atividade física | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O exercício físico, especialmente o aeróbio, aumenta a quantidade de oxigênio consumido, o que, por sua vez, eleva a produção de espécies reativas de oxigênio. Em outras palavras, ele tem um efeito oxidante e, no contexto esportivo, pode aumentar a susceptibilidade a danos musculares e estresse oxidativo.

A nutricionista Juliana Maciel, líder em vendas de açaí, identificou quatro benefícios que o consumo de açaí traz para os praticantes de esportes. O açaí é reconhecido por sua alta capacidade antioxidante, pois possui um alto índice de ORAC (Capacidade de Absorção de Radicais Livres), superando muitas outras frutas vermelhas encontradas em diversos países.

A seguir, destacamos esses benefícios:

Leia Mais

1 - Fornece energia consistente antes do treino: Devido à sua composição rica em carboidratos e gorduras saudáveis, o açaí é uma excelente opção como fonte de energia pré-treino. É recomendável consumi-lo pelo menos 45 minutos antes da atividade física.

2 - Auxilia na recuperação pós-treino: Os nutrientes presentes na polpa do açaí, incluindo carboidratos e aminoácidos, são benéficos para a recuperação muscular após o exercício. Além disso, a versatilidade do açaí permite combiná-lo com proteínas, aumentando assim o aporte proteico e otimizando a recuperação dos músculos e tecidos.

3 - Contribui para um sistema imunológico saudável: As antocianinas, responsáveis pela coloração roxa do açaí, ajudam a fortalecer o sistema imunológico e combatem os radicais livres. Isso é particularmente relevante para atletas que realizam exercícios intensos, pois têm uma necessidade aumentada de nutrientes para atender às demandas fisiológicas do corpo durante o treinamento.

4 - Adaptável a qualquer objetivo esportivo: Independentemente do seu objetivo - seja perda de peso, manutenção ou ganho de massa muscular - é possível incorporar o açaí em sua dieta de forma adequada. Mesmo pequenas porções já oferecem benefícios à saúde, incluindo capacidade antioxidante, efeitos anti-inflamatórios e energéticos, além de auxiliar na recuperação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES