Jair Bolsonaro deveria pedir ‘Fica, Barroso!‘

Parlamentares bolsonaristas querem o impeachment do Ministro do STF Roberto Barroso no Senado

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Parlamentares bolsonaristas querem o impeachment do Ministro do STF Roberto Barroso no Senado. É mais uma atitude inextrincável do bolsonarismo. 

Em primeiro lugar, a ação é inconsistente e se baseia numa fala mal colocada de Barroso, ele mesmo já admitiu o equívoco. Para além da falência de argumentos, o pedido tem chance zero de prosperar politicamente. O cenário desarrazoado se completa quando o motivo principal é retirar um petista do Supremo.

Ministro Luís Roberto Barroso Foto: Divulgação

Barroso petista? 

Em abril de 2018, habeas corpus da defesa de Lula para impedir sua prisão ao fim da discussão em segunda instância. Barroso votou contra e Lula foi preso. Um a zero.

Em agosto de 2018, Lula tentou, mesmo preso,  registrar sua candidatura a presidente e pediu autorização ao TSE. O caso caiu com Barroso que, como relator, não apenas votou para impedir a candidatura como, antes de os recursos da decisão transcorrerem, impediu, liminarmente, que o PT veiculasse propagandas nas quais o ex-presidente aparecesse como candidato ou como apoiado por outros políticos para o cargo de presidente da República. Dois a zero. 

Em 2019 , o STF rediscutiu a autorização para a prisão em segunda instância, o que abriria caminho para a soltura de Lula. Alguns ministros mudaram de ideia, Barroso não,votou contra, três a zero. 

Em 2021, julgamento da declaração de suspeição de Moro nos processos  envolvendo Lula. Barroso votou a favor de Moro. 4 a zero.

E finalmente, é preciso informar ao formulador da intentona “Pedro Bó” no STF que se Barroso sair, cabe a Lula indicar um novo Ministro para o Supremo.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES