Ari Carvalho

Coluna do jornalista Ari Carvalho

Exclusivo Washington Bonfim fala sobre orçamento participativo e firma apoio a Novo

Em entrevista, o secretário deu detalhes sobre como funcionará o novo projeto de participação social

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Fabrício de Freitas

Na manhã desta terça-feira (27), o programa Banca do Sapateiro - apresentado pelo jornalista Ari Carvalho - entrevistou o secretário estadual de planejamento e cientista político, professor Washington Bonfim. O entrevistado esclareceu pontos acerca do orçamento participativo - o novo projeto elaborado pela pasta -, e das eleições municipais de 2024.

Leia Mais

Antes de tudo, vale lembrar que o orçamento participativo é um programa governamental em que os habitantes da cidade, por meio das lideranças do bairro, entram em contato com o governo estadual para indicar ruas, avenidas, edifícios públicos e praças que precisam ser reformados. Após serem informados sobre a demanda, os responsáveis em cuidar das obras pela cidade analisam a solicitação e, caso necessário, atendem o pedido de restauração.

O secretário afirmou que esse projeto surgiu, em solo brasileiro, em governos petistas e que - junto ao governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles (PT) - está trazendo a proposta para a melhoria da região piauiense. A princípio, o orçamento participativo atuará nas cidades de Teresina e Parnaíba.

“Foram 571 propostas, inicialmente, indicadas pela população via associações comunitárias e informando prioridade de obras relacionadas à mobilidade, urbanização, segurança, assistência social, áreas de esporte, lazer e cultura”, afirmou.

Logo após, Bonfim detalhou como funcionará essa participação social nas escolhas de obras a serem realizadas no Estado.

“O OPA [Orçamento Participativo] tem algumas diferenças marcantes. Primeiro é que ele é um processo digital. O cadastramento das associações e das propostas foi digital. Estamos agora na segunda etapa: que é a validação e seleção das propostas submetidas”, afirmou.

“No dia 25 de julho, publicaremos as entidades e propostas escolhidas; e, de 01 a 18 de agosto, a votação direta da população por meio do aplicativo e worksite [os quais serão criados e disponibilizados pelo órgão] para que possamos colher o maior número de votos possíveis para essas propostas”, completou.

Cada pessoa poderá votar apenas uma vez e terá que registrar seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) antes do ato.

Apoio a Fábio Novo

Quando a entrevista se direcionou às eleições municipais de 2024, o secretário reiterou seu apoio ao pré-candidato à Prefeitura de Teresina, Fábio Novo (PT), uma vez que este “tem qualidades importantes”.

“A companha de Novo o credencia como candidato expressivo e natural na base governista. Além disso, ele tem qualidades importantes, sobretudo como gestor. Além disso, vejo, em sua pessoa, a capacidade de fazer uma articulação maior com toda a base do governo Fonteles e propor um projeto de reconstrução da cidade de Teresina”, apontou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES