Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

1º presidente com 3 vitórias no voto direto, Lula faz 78 anos hoje (27)

Retirante nordestino, condição que é o fio condutor da sua vida, o presidente brasileiro é um vencedor.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

"Filho de dona Lindu. Nascido em Pernambuco, criado no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Primeiro presidente da República do Brasil eleito pela terceira vez e com maior número de votos da história”, assim começa o perfil de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na rede Linkedin. No antigo Twitter, ele acrescentou que é marido da socióloga Janja da Silva, com quem casou em 2022. Ao completar 78 anos de idade nesta sexta, 27, o líder brasileiro já viveu o melhor e o pior que um político pode experimentar: glória e desprezo.

Retirante nordestino, condição que é o fio condutor da sua vida, o presidente brasileiro é um vencedor. Das batalhas que lutou, algumas foram contra doenças: recém saído de uma cirurgia para implantação de uma prótese no fêmur, indicada para livrá-lo das dores que sente há mais de um ano, e voltou ao trabalho antes do previsto pelos médicos. Em 2011, foi diagnosticado com câncer na laringe e conseguiu a cura; em 2022, precisou retirar um calo nas cordas vocais para corrigir a rouquidão.

Cerimônia de posse do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Na foto, Lula e seu vice, José de Alencar, desfilam em direção ao Congresso Nacional em 2003 (Foto: Joedson Alves/Estadão)Antes disso, em 1964, perdeu um dedo em uma prensa da fábrica que trabalhava como torneiro mecânico. A deficiência física, ele transformou em um símbolo da luta sindical que o levaria para a Política. Lula foi um dos fundadores e presidente de honra do Partido dos Trabalhadores, o maior partido da América Latina.

Lula é abraçado pelo povo (Foto: Arquivo pessoal)

 
9 curiosidades sobre Lula


1. Nasceu em Garanhuns (PE). Por um erro do cartório, consta no seu registro civil que a data de seu aniversário é 06 de outubro, mas ele nasceu no dia 27/10/1945.

2. Quando sua família decidiu se mudar para São Paulo, Lula, a mãe e os irmãos ficaram 13 dias dentro de um pau-de-arara.

Luiz Inácio Lula da Silva em foto aos três anos junto com sua irmã Maria Baixinha, três anos mais velha (Foto: Arquivo Pessoal)

3. Tem 36 títulos de Doutor Honoris Causa concedidos por instituições internacionais e brasileiras, dentre elas, pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris – Sciences Po (França) e Universidade de Coimbra (Portugal).

4. Foi o primeiro chefe de Estado a receber o prêmio de Estadista Global do Fórum Econômico Mundial, pela atuação no combate à pobreza. Título de Campeão Mundial na Luta contra a Fome pela ONU (2010). Vencedor do World Food Prize, um reconhecimento aos esforços no combate à fome no Brasil e do prêmio Indira Gandhi Pela Paz, Desarmamento e Desenvolvimento.

5. Lula foi eleito presidente no dia 27 de outubro de 2002, no seu aniversário de 57 anos. Quando deixou a presidência em 2010, seu 2º mandato, tinha popularidade de 80%. O governo Lula teve a maior aprovação da história do país: 87% dos brasileiros consideravam o governo bom ou ótimo, em 2010.

6. Ficou 580 dias preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Foi libertado e venceu 26 processos judiciais.

7. Janja é sua 3ª esposa. As duas primeiras, a tecelã Maria de Lourdes e Marisa Letícia morreram vítimas de hepatite e AVC, respectivamente.

8. Foi o 5º Silva a assumir o poder. Epitácio da Silva Pessoa, Arthur da Silva Bernardes, Jânio da Silva Quadros e Costa e Silva tinham o sobrenome, um dos mais comuns do país

9. É o 3º presidente a usar barba ( seus adversários o apelidaram de sapo barbudo) . Seus antecessores foram Marechal Deodoro da Fonseca e Prudente de Moraes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES