Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

PEC de senadora quer liberar venda de sangue no país, alerta ministra

O projeto tem o objetivo de permitir o processamento de plasma humano tanto pela iniciativa pública quanto privada

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ministra da Saúde (MS), Nísia Trindade expressou sua preocupação em relação a uma proposta que tramita no Congresso Nacional que prevê o comércio de plasma. O alerta foi feito durante sua participação no programa "Conversa com o Presidente".Nísia lembra que, no Brasil, "o sangue não pode ser comercializado e não pode ter remuneração dos doadores, isso foi uma conquista! ", afirmou a ministra.

A proposta, de autoria da senadora Daniela Ribeiro (PSD-PB), trata da emenda à Constituição (PEC) 10/2022, que tem o objetivo de permitir o processamento de plasma humano tanto pela iniciativa pública quanto privada para o desenvolvimento de novas tecnologias e produção de medicamentos. Em agosto, a análise da PEC na  Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) foi adiada porque senadores questionam a constitucionalidade do texto já que o comércio de sangue é proibido no país. Como disse a ministra, a Constituição proíbe a remoção remunerada de tecidos, órgãos e substâncias humanas.

Leia Mais

A autora do projeto, a senadora Daniela Ribeiro apresentou,então, um novo relatório na reunião da CCJ, anunciando a retirada da coleta remunerada da proposta. A senadora destacou que tem buscado o diálogo para chegar a um texto de consenso e garantiu que a versão atual da proposta exclui a remuneração pela doação de plasma.

Myke Sena/Câmara dos DeputadosO substitutivo proposto por Daniela Ribeiro permitiria a comercialização do plasma humano para uso laboratorial, desenvolvimento de novas tecnologias e produção de medicamentos hemoderivados. O objetivo seria atender à demanda interna e reduzir a dependência externa do Brasil no setor de derivados do sangue e biotecnologia.

A ministra da Saúde enfatizou a importância de garantir o acesso a derivados do sangue, como albumina e imunoglobulina, para pacientes com doenças relacionadas à coagulação sanguínea. Ela argumentou que abrir o mercado para a iniciativa privada, desde que o Sistema Único de Saúde (SUS) seja priorizado, pode ser benéfico para atender às necessidades das pessoas que dependem desses medicamentos.

No entanto, alguns senadores, como Marcelo Castro e Veneziano Vital do Rêgo, manifestaram dúvidas em relação ao texto da PEC e pediram mais tempo para analisá-lo. Eles alegaram que as alterações feitas por Daniela Ribeiro transformaram substancialmente a proposta original apresentada pelo senador Nelsinho Trad e expressaram preocupações com possíveis impactos negativos no SUS.

“Se está faltando plasma, quem é que vai dizer que está faltando? É o Ministério da Saúde que vai [fazer] essa demanda para o setor privado. [Com] sua autorização específica para fins de desenvolvimento de novas tecnologias e produção de hemoderivados destinados a prover de modo prioritário o Sistema Único de Saúde”, explicou Castro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES