Cinthia Lages

Notícias Direto de Brasília

Exclusivo Sebastião Martins revela plano de combate às fake news nas eleições de 2024

O desembargador ressaltou a importância da informação no combate à desinformação e destacou a preocupação do TSE em esclarecer a população sobre as eleições

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Fabrício de Freitas

Na manhã desta terça-feira (23), o programa "Notícias da Boa", apresentado pela jornalista Cinthia Lages, recebeu o Dr. Sebastião Ribeiro Martins, recém-nomeado desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). O encontro teve como foco a discussão sobre o processo eleitoral iminente no estado e os desafios enfrentados no cenário atual.

O desembargador ressaltou a importância da informação no combate às fake news e destacou a preocupação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em esclarecer a população sobre as eleições. Ele enfatizou que quanto mais os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) informam a população, melhor é para garantir fontes de informação confiáveis.

Durante a entrevista, o desembargador abordou o grande desafio das Eleições de 2024: o enfrentamento às notícias falsas, incluindo as "deep fakes", vídeos adulterados com informações falsas para prejudicar candidatos ou partidos. Ele explicou que o TSE está conduzindo audiências públicas para estabelecer resoluções que disciplinarão todo o pleito eleitoral, desde candidaturas até reclamações, e destacou a preocupação específica com as “deep fakes”.

Atuação do TSE

Questionado sobre a preparação dos TREs em relação a essa questão, Sebastião Martins informou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou termos de cooperação técnica com grandes plataformas, como Facebook e Google, para coibir e retirar do ar notícias sabidamente falsas de forma rápida e eficiente. Ele ressaltou que a ação imediata é essencial para preservar o equilíbrio do pleito eleitoral.

A resolução do TSE que permite a retirada imediata de notícias falsas do ar foi mencionada, sendo destacada a crítica recebida, inclusive no Supremo Tribunal Federal, mas que foi defendida em nome da preservação do processo eleitoral limpo e democrático.

A jornalista Cinthia Lages acrescentou à discussão a importância da atuação rápida da justiça nesses casos para evitar danos irreparáveis aos candidatos prejudicados pela disseminação de informações falsas. O desembargador concordou, ressaltando que, diferentemente da justiça comum, o Tribunal Eleitoral pode agir de ofício para manter a normalidade e legitimidade do processo eleitoral.

A entrevista abordou aspectos cruciais relacionados à segurança e transparência do processo eleitoral, mostrando a preocupação das autoridades em enfrentar os desafios tecnológicos e garantir a integridade das Eleições de 2024.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES