Novo presidente do TRE Piauí 'fechará o cerco' contra fake news na eleição

O desembargador Sebastião Ribeiro Martins ressaltou que mais de 10 mil urnas eletrônicas serão utilizadas nas eleições, sendo estas mais rápidas e seguras do que as fabricadas até 2015.

Os desembargadores Sebastião Ribeiro e Ricardo Gentil comandarão as eleições | Reprodução/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na segunda-feira (22), o desembargador Sebastião Ribeiro Martins foi escolhido como o novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) para o biênio 2024/2026. A votação ocorreu durante a abertura do Ano Judiciário 2024 na sede do Tribunal de Justiça do Piauí. O desembargador Ribeiro, que anteriormente atuou como vice-presidente, assume agora a presidência do TRE-PI, tendo como vice o desembargador Ricardo Gentil. O mandato da nova diretoria abrangerá as eleições municipais de 2024, e a posse está agendada para abril.

Em suas palavras após a aclamação, o desembargador Sebastião Ribeiro Martins expressou gratidão pela confiança de seus pares e enfatizou a importância das eleições municipais, destacando que o TRE conta com uma equipe altamente capacitada. Ele ressaltou que mais de 10 mil urnas eletrônicas serão utilizadas nas eleições, sendo estas mais rápidas e seguras do que as fabricadas até 2015. O desembargador também apontou que temas cruciais, como o combate às fake news e a promoção da democracia, serão foco durante o pleito deste ano. Ele assegurou que a Justiça Eleitoral será rigorosa para garantir equilíbrio nas eleições, especialmente no que diz respeito à disseminação de informações falsas.

Leia Mais

“Nós temos 224 municípios no estado do Piauí e o TRE tem uma equipe muito bem preparada. Serão utilizadas, nessas eleições, mais de 10 mil urnas eletrônicas; essas urnas são 18 vezes mais rápidas e mais seguras que as urnas fabricadas até 2015. (...) A Justiça Eleitoral será rigorosa para que haja equilíbrio nas eleições, especialmente em relação à disseminação de fake news”, cravou

O desembargador Ricardo Gentil, agora vice-presidente do TRE-PI, agradeceu a confiança de seus colegas e reconheceu a responsabilidade de liderar um processo eleitoral. A posse da nova diretoria está programada para o dia 8 de abril, marcando a transição dos desembargadores Erivan Lopes, presidente, e José James Pereira, vice-presidente e corregedor.

Além da escolha da nova diretoria, uma Sessão Solene presencial no Plenário do TRE está marcada para esta terça, 23 de janeiro, onde os Juízes José Maria de Araújo Costa e Fábio Leal da Silva Viana assumirão como membros da Corte Eleitoral Piauiense para o biênio 2024/2026. José Maria ocupará a vaga deixada por Thiago Mendes de Almeida Férrer, enquanto Fábio Leal substituirá Marcelo Leonardo Barros Pio, cujos mandatos encerraram em 19/07/2023.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES