Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Advogada chora ao ser vítima de importunação sexual em caminhada em Timon

A Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB-MA) emitiu uma nota oficial condenando veementemente o ocorrido.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na cidade de Timon, no Maranhão, a advogada criminalista Letícia Ketley Souza usou suas redes sociais para expor um incidente de importunação sexual que vivenciou enquanto fazia uma caminhada em uma das avenidas locais.

O ataque ocorreu quando um homem, em uma motocicleta, realizou a agressão, tocando no corpo da advogada. 

Leia Mais

"Estou desolada, vindo da (avenida) Piauí para cá, chorando tanto de raiva desse homem. Não consegui anotar a placa, nem identificar seu rosto, pois estava usando capacete enquanto passava pela avenida Piauí, que estava muito escura. Se uma pessoa não consente que toque em seu corpo, não toque. Isso é crime", desabafou Letícia em sua postagem nas redes sociais.

A Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB-MA) emitiu uma nota oficial condenando veementemente o ocorrido.

Advogada criminalista fez um desabafo nas redes sociais (Foto: Reprodução)

A OAB-MA ressaltou que o corpo das mulheres não é de domínio público e que praticar atos dessa natureza configura crime, conforme estabelecido na lei nº 13.718.

"É inadmissível que homens enxerguem o corpo das mulheres como objeto. Estamos empenhados em identificar o responsável por esse crime e assegurar que ele seja responsabilizado de acordo com a lei", declarou a OAB Maranhão na nota emitida.

VEJA A NOTA NA ÍNTEGRA: 

A OAB Maranhão, por meio da Subseção Timon, da Comissão da Mulher e da Advogada e da Comissão da Jovem Advocacia, repudia veemente o caso de importunação sexual sofrido pela advogada e vice-presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB Timon, Letícia da Silva.

O episódio aconteceu ao longo da noite desta segunda-feira, 09/10, quando a advogada corria pela Avenida Piauí, em Timon, e foi surpreendida por um motociclista, ainda não identificado, que passou a mão pelo corpo de Letícia, sem o seu consentimento.

É inconcebível que homens enxerguem o corpo das mulheres como objeto. Corpos femininos NÃO são públicos e cometer atos desse tipo é crime definido na Lei número 13.718 de 2018 e tipificado no Código Penal em seu artigo 215-A.

Está claro no ordenamento jurídico: “Art. 215-A - Praticar contra alguém e sem a sua anuência ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro”. A pena é reclusão de 1 (um) a 5 (cinco) anos, se o ato não constitui crime mais grave.

O caso sofrido por Letícia soma-se a mais de 20 mil notificações de importunação sexual registradas só no ano de 2022. São vítimas que, assim como a advogada, vivia a sua rotina e tiveram seu direito violado.

Por isso, hoje, no dia 10 de outubro, Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher, a Subseção Timon, junto à Comissão da Mulher e da Advogada e à Comissão da Jovem Advocacia, informa que já está buscando meios de identificar o motociclista para que todas as medidas cabíveis sejam tomadas.

Reiteramos ainda que prestamos toda nosso apoio e solidariedade à colega Letícia e a todas as mulheres vítimas de violência.

Timon(MA), 10 de outubro de 2023



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES