Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Até 41,5º! Veja o top 10 de cidades mais quentes do Piauí no domingo (24)

Essas temperaturas elevadas fazem parte de um padrão observado durante o inverno de 2023, que se caracterizou por temperaturas mais altas do que o usual.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No último domingo, dia 24 de setembro, o Piauí enfrentou altas temperaturas que ultrapassaram a marca dos 41 graus Celsius. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) revelam que duas cidades piauienses se destacaram nesse cenário: Oeiras e Floriano.

Oeiras registrou a temperatura mais alta do Estado e a 6ª do país, atingindo 41,5°C, seguida de perto por Floriano, que marcou 40,9°C. Além delas, outras cidades do estado também enfrentaram calor intenso, com termômetros marcando altas temperaturas, como São João do Piauí com 40,7°C e Alvorada do Gurgueia também com 40,3°C.

Leia Mais

Dados do InmetEssas temperaturas elevadas fazem parte de um padrão observado durante o inverno de 2023, que se caracterizou por temperaturas mais altas do que o usual. Apesar de ser uma estação conhecida pelas baixas temperaturas, o inverno desse ano foi marcado por uma presença significativa de massas de ar quente e seco, resultando em temperaturas frequentemente acima dos 30°C, especialmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.

Durante o inverno, essas regiões experimentaram mais de 70 dias com calor intenso, o que evidencia a influência das massas de ar quente. Mesmo em áreas do Sudeste, como no noroeste de São Paulo e norte e triângulo mineiro, foram registrados de 50 a 70 dias de altas temperaturas, principalmente nos meses de agosto e setembro.

Temperaturas ultrapassaram os 41 graus (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)Além das altas temperaturas, a estação foi caracterizada por eventos de onda de calor que afetaram grande parte do Brasil, principalmente nos meses de agosto e setembro. Em diversas localidades do centro-norte do país, as temperaturas máximas superaram os 40°C, demonstrando uma tendência de aquecimento. Os valores mais expressivos foram observados em Cuiabá (MT), com 41,8ºC no dia 23 de agosto, e em Balsas (MA) e Bom Jesus do Piauí (PI), ambas com 41,5°C, registrados em 15 de setembro. A tendência de aumento das temperaturas traz desafios e impactos à saúde e ao meio ambiente, demandando medidas de adaptação e mitigação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES