Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Exclusivo Atos golpistas: Erika Hilton protocola pedido para Bolsonaro depor na CPI

Uma nova minuta golpista no celular da Mauro Cid reforça a tese de críticos do ex-presidente sobre a necessidade de ouvi-lo.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) deu mais um passo na investigação dos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro deste ano. Na terça-feira, 6 de junho, Hilton protocolou um requerimento na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) solicitando a convocação do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) para prestar depoimento.

O requerimento, identificado como REQ 869/2023 - CPMI - 8 de Janeiro, tem como objetivo investigar a possível participação de Bolsonaro nos atos que ocorreram no início do ano. Parlamentares contrários ao ex-presidente têm reforçado que a descoberta de uma nova minuta golpista encontrada no celular do tenente-coronel Mauro Cid, ajudante de ordens do ex-presidente, explicita a necessidade de ouvir o líder da extrema-direita. O texto em questão trata-se de um decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que visava permitir a participação dos militares em um golpe de Estado. Essa descoberta levanta questionamentos e pode resultar em novas apurações sobre o envolvimento de Jair Bolsonaro na incitação dos atos de 8 de janeiro.

Leia Mais

Erika Hilton e Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução-Instagram/Agência Brasil/PR)

No entanto, existe uma dúvida sobre a possibilidade de convocar um ex-presidente para depor na CPI. Esse tema poderá ser debatido pela CPMI do 8 de Janeiro no decorrer das apurações. Na próxima semana, o grupo, que tem uma agenda extensa para a próxima semana, estima-se que mais de 200 requerimentos serão apreciados.

A relatora da CPMI, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA), foi entrevistada nesta quarta-feira, 7 de junho, no programa Jogo do Poder, da Rede Meio Norte, e respondeu a questionamentos sobre a possível convocação do ex-presidente Bolsonaro. Gama afirmou que, caso haja necessidade e as informações indiquem algum envolvimento por parte do ex-chefe do executivo nacional, ela não hesitará em convocá-lo.

"A gente toma decisão conforme as informações que vão chegando. Preciso de elementos, nessa primeira rodada não fiz o requerimento. Se houver necessidade, chamaremos sim, não vou prevaricar, temos uma meta a seguir. Se os dados nos levarem a perceber que tem indícios de movimento da participação dele nesses atos de 8 de janeiro, faremos com certeza a convocação. Jamais deixaremos de fazer aquilo que é necessário", declarou a senadora Eliziane Gama.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES