Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Exclusivo Censo retoma embate por revisão de bancadas; Piauí perderia 2 vagas. Lista!

Tal movimento é capitaneado especialmente pelo Pará, que teria um ganho de cinco cadeiras na Casa Legislativa.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Censo de 2022, divulgado no início deste mês pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), reavivou a discussão em torno do recálculo das bancadas na Câmara Federal, tendo em vista que desde a década de 90 o quantitativo permanece o mesmo, assim, Estados que tiveram um crescimento populacional robusto se sentem prejudicados. 

Tal movimento é capitaneado especialmente pelo Pará, que teria um ganho de cinco cadeiras na Casa Legislativa. Na legislatura passada, o então senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), apresentou o  projeto de lei complementar, Projeto de Lei do Senado (PLS) 315/2016, que impõe a revisão do número de deputados federais por estado. Segundo o texto, que já havia sido na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, o recálculo da proporcionalidade na Câmara de acordo com a população dos estados deveria ser feito no ano anterior à eleição dos deputados. No entanto, a proposta não avançou.  Recálculo de bancadas está em pauta na Câmara (Foto: Agência Câmara)Cabe indicar que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) chegou a publicar uma resolução para que houvesse a correção na proporcionalidade, no entanto, a Câmara aprovou uma lei que manteve os números para eleição de 2014, que vigora até hoje, apesar de já terem ocorrido mais dois pleitos gerais no período.  

Leia Mais

Se a revisão ocorresse, ela teria um efeito cascata nas Assembleias Legislativas, assim, o número de cadeiras na Casa Legislativa do Piauí poderia ser reduzido das atuais 30 para somente 24. Ou seja, o movimento contrário ao recálculo é reforçado até mesmo por deputados estaduais dos entes impactados.  

Quanto aos impactados, além do Piauí, Estados como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Bahia perderiam representação na Câmara 

Confira abaixo como ficariam as perdas e ganhos de vagas:  

Perdem   

Rio de Janeiro (-4)  

Rio Grande do Sul (-3)  

Bahia (-2)  

Paraíba (-2)  

Piauí (-2)  

Alagoas (-1)   

Pernambuco (-1)  

Ganham  

Pará (+5)  

Santa Catarina (+4)  

Amazonas (+2)  

Goiás (+2)  

Mato Grosso (+1) 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES