Reforma Tributária é aprovada na Câmara e projeto agora vai ao Senado

Proposta passou em 2º turno por 375 votos a 113. Após mais de 30 anos de tentativas frustradas e longas negociações, projeto agora vai ao Senado

Arthur Lira comemora aprovação da reforma tributária na Câmara dos Deputados | Marina Ramos/Câmara dos Deputados
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária alcançou um marco histórico com a aprovação do texto-base pela Câmara dos Deputados, em votação que se estendeu até a madrugada desta sexta-feira (6). Essa discussão sobre a necessidade de um novo sistema tributário no Brasil perdurava por quase três décadas.

A sessão foi encerrada antes da conclusão da votação em segundo turno, por volta de 1h53. Os deputados ainda precisam analisar os destaques, que são propostas de alterações ao texto. A análise será retomada nesta sexta-feira às 10h.

Leia Mais

A votação na Câmara ocorre em dois turnos, e as discussões tiveram início às 11h de quinta-feira. No segundo turno, a PEC recebeu 375 votos a favor, 113 contrários e três abstenções. Já no primeiro turno, foram registrados 382 votos a favor e 118 votos contra. Para a aprovação da proposta, eram necessários no mínimo 308 votos. Concluída essa etapa na Câmara, o texto seguirá para análise do Senado.

Essa aprovação representa um avanço significativo no processo de reforma tributária do país. A discussão sobre um novo sistema tributário busca simplificar e tornar mais eficiente a cobrança de impostos no Brasil, visando promover o desenvolvimento econômico e diminuir a burocracia para os contribuintes. A análise do Senado será mais um passo importante nesse processo, contribuindo para a definição das mudanças que serão implementadas no sistema tributário brasileiro.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), atuou diretamente nas negociações, além do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e governadores, prefeitos e líderes partidários de diferentes correntes políticas. O entendimento é que a simplificação do sistema tributário é fundamental para atrair investimentos e desenvolvimento para o país, além de impulsionar o crescimento do produto interno bruto (PIB) do país.

Entenda a reforma

A proposta da reforma tributária prevê a unificação de cinco tributos. A última versão também prevê zerar imposto sobre a cesta básica e criar o 'imposto do pecado'.

  • IPI, PIS e Cofins, que são federais;
  • ICMS, que é estadual, e o ISS, que é municipal.

Esses tributos deixariam de existir e seriam criados dois impostos sobre valor agregado, os IVAs: um seria gerenciado pela União e outro teria gestão compartilhada por estados e municípios. De acordo com  a proposta, o período de transição para unificar os tributos vai durar sete anos, entre 2026 e 2032. A partir de 2033, impostos atuais serão extintos. Aguinaldo Ribeiro propõe o início da transição em 2026. Nessa etapa chamada de teste:

  • IVA federal terá alíquota de 0,9%
  • e o IVA estadual e municipal, de 0,1%

No parecer inicial, o relator estabelecia que a migração teria início em 2026, com somente os impostos federais (PIS, Cofins e IPI). Três anos depois, começaria a transição para ICMS e ISS. A inclusão dos estados e municípios já na fase de teste da alíquota foi realizada para “atender demanda dos estados”, segundo Ribeiro.

Essa etapa tem como objetivo conhecer a base tributável, permitindo que se calculem as alíquotas da CBS e do IBS necessárias para substituir a arrecadação atual”, argumentou. Em 2027, PIS e Cofins serão extintos, e a alíquota do IPI será reduzida a zero, com exceção de produtos que não tenham industrialização na Zona Franca de Manaus (ZFM):

  • nessa etapa, o IVA federal entrará em vigor com alíquota de referência (entenda mais abaixo)
  • a manutenção temporária do IPI para produtos industrializados fora da ZFM funcionará como "instrumento de preservação do tratamento favorecido da região amazônica"

A próxima etapa prevista na transição começa em 2029, com uma redução escalonada da cobrança dos tributos estadual e municipal:

  1. a cada ano, a alíquota em vigor do ICMS e do ISS será reduzida em 1/10
  2. o término da transição está previsto para 2032
  3. enquanto isso, as alíquotas do IVA estadual e municipal serão elevadas gradualmente para equiparar a arrecadação original dos tributos que serão extintos
  4. também ocorrerá uma redução proporcional dos benefícios fiscais concedidos pelos estados e municípios
  5. em 2033, os impostos estadual e municipal estarão extintos





Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES