Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Exclusivo CPI do MST: Carla Zambelli pede convocação de ex-diretor da Força Nacional

A justificativa para o convite é a participação da Força Nacional em incursões em assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na tarde desta quarta-feira, 02 de agosto, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) protocolou um requerimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do MST, solicitando o convite a Antônio Aginaldo de Oliveira, ex-diretor da Força Nacional de Segurança Pública. A justificativa para o convite é a participação da Força Nacional em incursões em assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) nos municípios de Prado e Mucuri, no sul do Estado da Bahia, durante o período em que Oliveira esteve à frente da instituição.

A CPI sobre o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra em funcionamento na Câmara dos Deputados também realiza audiências nesta quarta-feira. O secretário de Segurança Pública do estado de São Paulo, Guilherme Muraro Derrite, foi chamado para prestar esclarecimentos sobre as invasões ocorridas no estado e as prisões decorrentes dessas invasões.

Leia Mais

Carla Zambelli protocola o requerimento (Foto: Agência Câmara)A deputada Caroline de Toni (PL-SC) solicitou a presença de três servidores do Tribunal de Contas da União (TCU) para depoimento. Um deles é Leonir Bampi, que trabalhou em diligências que embasaram acórdãos do tribunal relacionados a desvio de verbas públicas para financiamento de atividades ilícitas ligadas ao MST. Os outros dois servidores são Cintia Zaira Messias de Lima e Roberto Eiji Sakaguti, que realizaram diligências que apontaram irregularidades no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) relacionadas à concessão de lotes.

Além disso, o relator da CPI, deputado Ricardo Salles (PL-SP), sugeriu a convocação do auditor João Henrique Wetter Bernardes, da Controladoria-Geral da União (CGU), para depor sobre as irregularidades no INCRA. A comissão segue realizando seus trabalhos e ouvindo depoimentos para apurar possíveis irregularidades e desvios no movimento dos sem terra.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES