Moraes mandou PF apreender passaporte e objetos de Zambelli; saiba detalhes

Nesta quarta, PF prendeu o hacker Walter Delgatti Neto, da 'Vaza Jato', e fez buscas e apreensões em endereços da deputada.

Moraes mandou PF apreender passaporte e objetos de Zambelli | Reprodução/Instagram
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na decisão que permitiu a realização da operação da Polícia Federal nesta quarta-feira (2) contra a deputada Carla Zambelli (PL-SP), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou diversas medidas, incluindo a apreensão do passaporte, armas e bens cujo valor seja superior a R$ 10 mil, caso não haja comprovação de sua origem legal.

Segundo informações apuradas pela TV Globo, os detalhes do despacho do ministro Alexandre de Moraes foram revelados. O despacho foi assinado na terça-feira (1º). Nesta quarta-feira, a Polícia Federal efetuou a prisão do hacker Walter Delgatti Neto, conhecido por estar envolvido no caso "Vaza Jato".

A Polícia Federal está conduzindo uma investigação sobre a inserção de alvarás de soltura e mandados de prisão falsos no Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP). Dentre as medidas ordenadas pelo ministro Alexandre de Moraes contra a deputada Carla Zambelli, destacam-se:

  1. A apreensão de armas, munições, computadores, tablets, celulares e outros dispositivos eletrônicos, além do passaporte da deputada.

  2. Busca e apreensão em carros eventualmente encontrados nos endereços da deputada e nos armários de garagem relacionados.

  3. Apreensão de dinheiro e bens, tais como joias, veículos, obras de arte e outros objetos, desde que seu valor supere R$ 10 mil, a menos que haja uma comprovação cabal, no local dos fatos, de sua origem lícita.

Além das medidas já mencionadas, o ministro Alexandre de Moraes também ordenou as quebras de sigilo bancário, no período de junho de 2022 a junho de 2023, tanto de Carla Zambelli como de Walter Delgatti Neto. Além disso, o sigilo bancário da empresa de propriedade do hacker, Delgatti Desenvolvimento de Sistemas, também foi determinado a ser quebrado.

Outras pessoas associadas ao caso também tiveram seus sigilos bancários quebrados no mesmo período. Jean Hernani Guimarães Vilela, assessor da deputada na Câmara dos Deputados, e Renan Cesar Silva Goulart, ex-assessor de Carla Zambelli, tiveram suas informações financeiras submetidas à quebra de sigilo.

Outro hacker envolvido no caso "Vaza Jato", Thiago Eliezer Martins Santos, teve sua quebra de sigilo bancário ordenada pelo ministro Alexandre de Moraes, também abrangendo o período de junho de 2022 a junho de 2023.

A operação realizada pela Polícia Federal nesta quarta-feira, chamada de 3FA, recebe esse nome em referência à "autenticação de dois fatores" (2FA), um método de segurança que exige duas formas de identificação para acessar recursos e dados.

A escolha desse nome está relacionada ao fato de que os mandados falsos de prisão e soltura foram inseridos nos bancos de dados do Judiciário Federal após uma invasão aos sistemas. Essa operação busca investigar e coibir ações criminosas de inserção de informações falsas em sistemas judiciais por meio de métodos de segurança avançados, como a autenticação de dois fatores.

Em nota, a defesa de Walter Delgatti Neto confirmou a prisão do hacker, disse que "não teve acesso à decisão" e que ele está detido na Polícia Federal em Araraquara (SP). A defesa de Carla Zambelli divulgou nota em que confirma as buscas e nega irregularidades da deputada. Leia abaixo:

"A deputada federal Carla Zambelli confirma a realização de mandados de busca e apreensão em seus endereços nesta quarta-feira. A medida foi recebida com surpresa, porque a Deputada peticionou, através de seu advogado constituído, o Dr. Daniel Bialski, colocando-se à disposição para prestar todas informações necessárias e em nenhum momento a parlamentar deixou de cooperar com as autoridades. Respeita-se a decisão judicial, contudo, refuta-se a suspeita que tenha participado de qualquer ato ilícito. Por fim, a Deputada Carla Zambelli aguardará, com tranquilidade, o desfecho das investigações e a demonstração de sua inocência."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES