Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Defensoria Pública do Ceará também entra na briga contra o Piauí em litígio

A região em questão impacta diretamente o território de 13 municípios cearenses, localizados na Serra da Ibiapaba, abrigando cerca de 25 mil residentes.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após o Ministério Público, a Defensoria Pública do Ceará (DPCE) aderiu como colaborador no litígio de terras entre o Estado e o Piauí, seguindo a aprovação da ministra Cármen Lúcia, relatora do caso, para a inclusão como amicus curiae (amigo da corte). Essa decisão habilita a Defensoria a contribuir para o debate e fornecer informações ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a disputa.

Por mais de uma década, o Estado do Piauí busca legalmente a posse de terras hoje anexadas ao Ceará. A região em questão impacta diretamente o território de 13 municípios cearenses, localizados na Serra da Ibiapaba, abrigando cerca de 25 mil residentes.

Leia Mais

No momento, o processo está em andamento no STF, aguardando um estudo da área em disputa, que está sendo conduzido por especialistas do Exército Brasileiro. Com base na análise de mapas cartográficos e aspectos geográficos, existe uma inclinação favorável ao Piauí, o que levou os entes cearenses a defenderem um debate mais amplo, considerando a questão da identidade e pertencimento dos habitantes à cultura do Ceará.

DPE do Ceará participará das discussões sobre litígio (Foto: Reprodução/Divulgação)Nesse contexto, a Defensoria Pública do Ceará promoverá uma audiência pública com os moradores de Viçosa do Ceará nesta quinta-feira, 17 de agosto. O objetivo é discutir o conflito territorial entre os dois estados. A defensora geral, Elizabeth Chagas, ressaltou a disposição da instituição em facilitar o diálogo com a sociedade civil e movimentos sociais, com ênfase na busca por soluções consensuais e cooperativas em benefício da população cearense.

A reunião com os cidadãos ocorrerá às 8 horas, no Ginásio Honório Passos, localizado na rua José Joaquim de Carvalho, no centro da cidade.

A ministra Cármen Lúcia atua como relatora da Ação Cível Ordinária e requisitou a realização de uma perícia a cargo do Exército Brasileiro para delinear os limites entre os estados em disputa. A conclusão dessa análise está prevista para os próximos meses. A área em litígio abrange 13 mil quilômetros quadrados e uma população de aproximadamente 245 mil pessoas. O Piauí também alega que o Ceará persiste em avançar sobre seu território.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES