Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Litígio: Ceará faz nova investida contra terras para o Piauí

A Assembleia Legislativa do Ceará realizou um levantamento realizado entre as populações residentes na área de litígio entre o Ceará e o Piauí.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais do Ceará (Celditec) da Assembleia Legislativa do Ceará concluiu recentemente um levantamento realizado entre as populações residentes na área de litígio entre o Ceará e o Piauí. A pesquisa foi conduzida ao longo de junho e julho deste ano e será apresentada pelo presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), em data a ser definida.

Foram visitadas aproximadamente 500 residências em 136 localidades, totalizando uma população estimada de 8.505 habitantes. O objetivo foi verificar o sentimento de pertencimento ao Ceará, uma das teses defendidas pelo Estaado para não devolver as terras e realizar georreferenciamentos de todos os equipamentos públicos encontrados na área de disputa.

Leia Mais

O levantamento aconteceu em duas etapas, cada uma com 18 dias de duração, e contou com a participação do coordenador do Celditec, Luís Carlos Mourão, acompanhado pelos servidores Joe Onofre e Luís Farias. Ao todo, foram georreferenciadas 37 escolas, incluindo escolas infantis e indígenas/quilombolas, além de unidades de saúde, locais de votação e estradas, totalizando 123 quilômetros de equipamentos públicos na área litigiosa.

Técnicos da Celditec realizam levantamento (Foto: Ascom/ALECE)

Os municípios visitados incluem Carnaubal, Crateús, Croatá, Granja, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipaporanga, Ipueiras, Poranga, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará. O coordenador do Celditec afirma que, durante toda a pesquisa, foi verificado um baixo número de pessoas que se sentem pertencentes ao Estado do Piauí, com a grande maioria considerando-se cearense e desejando continuar fazendo parte do Ceará.

"Durante toda a pesquisa, verificou-se um número baixíssimo de pessoas que se sentem pertencentes ao estado do Piauí. A esmagadora maioria é de cidadãos que se consideram cearenses e querem continuar pertencendo ao nosso Estado", cravou.

No Supremo Tribunal Federal (STF) está em processo de julgamento o pedido feito pelo Piauí para a devolução de uma área que atualmente pertence ao Ceará e é considerada como território original do Estado do Piauí. A ministra Cármen Lúcia é a relatora da Ação Cível Ordinária e solicitou uma perícia realizada pelo Exército Brasileiro para avaliar os limites entre os dois estados vizinhos. A disputa envolve um total de 21 municípios, sendo treze cearenses e oito piauienses, abrangendo uma área de 13 mil quilômetros quadrados e uma população de aproximadamente 245 mil pessoas. O Piauí também alega que o Ceará continua avançando sobre suas terras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES