Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

MP do Ceará entra em briga no STF contra o Piauí em litígio territorial

Essa iniciativa visa unir esforços com o Estado do Ceará no processo e zelar pelos interesses locais em relação ao litígio entre os dois estados.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) deu um passo importante ao requerer, na última quarta-feira (09/08), sua participação como amicus curiae no processo movido pelo Estado do Piauí envolvendo a disputa de território com o Ceará.A petição para a inclusão do MPCE como amicus curiae na Ação Cível Ordinária Constitucional nº 1831 foi apresentada pelo procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro. Essa iniciativa visa unir esforços com o Estado do Ceará no processo e zelar pelos interesses locais em relação ao litígio entre os dois estados.

A condição de amicus curiae proporciona à parte admitida no processo a oportunidade de colaborar para uma melhor compreensão do direito no contexto específico do caso. Conforme o parágrafo 2º do artigo 138 do Código de Processo Civil, os critérios para a admissão do amicus curiae incluem a relevância do assunto, a especificidade do objeto da disputa e o impacto social da controvérsia.

Leia Mais

Na Ação Cível Ordinária nº 1831, a questão em discussão é a redefinição das fronteiras atuais entre os estados do Ceará e do Piauí. Esse tema possui notável relevância e repercussão social, uma vez que engloba 13 municípios cearenses e oito piauienses. 

Mapa mostra área de litígio (Foto: Governo do Ceará)A ministra Cármen Lúcia é a relatora da Ação Cível Ordinária e solicitou uma perícia realizada pelo Exército Brasileiro para avaliar os limites entre os dois estados vizinhos, que deve ser concluída nos próximos meses. O litígio engloba uma área de 13 mil quilômetros quadrados e uma população de aproximadamente 245 mil pessoas. O Piauí também alega que o Ceará continua avançando sobre suas terras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES