Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Exclusivo Deputado propõe lei para que pessoas vivas doem partes do corpo no Brasil

O objetivo principal da proposta é eliminar a exigência de autorização judicial para que pessoas juridicamente capazes possam doar tecidos, órgãos e partes de seu próprio corpo vivo.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG) apresentou na noite de segunda-feira, 18 de setembro, um Projeto de Lei que propõe alterações significativas na legislação que trata da remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplante e tratamento.

O objetivo principal da proposta é eliminar a exigência de autorização judicial para que pessoas juridicamente capazes possam doar tecidos, órgãos e partes de seu próprio corpo vivo. O deputado argumenta que o avanço da ciência médica tem evidenciado a necessidade de atualizar a legislação para acompanhar as inovações no campo da medicina.

Leia Mais

Paulo Abi-Ackel é o proponente da mudança na lei (Foto: Montagem - Agência Câmara e Agência Brasil)O Projeto de Lei propõe uma mudança no artigo 9º da Lei 9.434/1997, permitindo que pessoas juridicamente capazes possam dispor gratuitamente de tecidos, órgãos e partes do próprio corpo vivo para fins terapêuticos ou transplante, de acordo com os termos estabelecidos em regulamento.

Paulo Abi-Ackel ressalta que o panorama nacional em relação a transplantes é preocupante, com mais de 55 mil pessoas na lista de espera para transplantes de órgãos, um número que vem aumentando nos últimos anos. Ele destaca a redução no número de transplantes desde 2019, influenciada pela pandemia de COVID-19 e pela necessidade de readequação das políticas de saúde.

A proposta agora será avaliada na Câmara dos Deputados, com início nas Comissões Técnicas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES