Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Deputado une irmãos rivais há uma década para derrotar prima de Rejane Dias

Essa rivalidade teve um de seus pontos altos em 2016, quando Zitim derrotou José Antônio na corrida municipal.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em um evento que marcou o último domingo em Socorro do Piauí, a 487 km da capital Teresina, a política local foi testemunha de um momento histórico: a reconciliação de uma das famílias mais influentes da região, os Coelhos. Após mais de uma década de disputas políticas fratricidas, os irmãos José Coelho Filho, conhecido como Zitim, atual prefeito pelo MDB, e José Antônio Coelho, ex-prefeito, decidiram deixar as divergências de lado.

Essa rivalidade teve um de seus pontos altos em 2016, quando Zitim derrotou José Antônio na corrida municipal, interrompendo a sequência política do irmão mais velho, que já havia comandado a prefeitura por quatro mandatos. Apesar de uma nova vitória de Zitim em 2020, contra um candidato apoiado por José Antônio, a disputa familiar continuou a ecoar nos corredores políticos da cidade.

Leia Mais

A pacificação veio através do esforço de Thales Coelho, deputado estadual pelo Progressistas e sobrinho dos irmãos, que orquestrou a reaproximação. O anúncio, feito em um encontro que reuniu a extensa família Coelho, foi carregado de emoção, com discursos que enfatizaram o valor da união familiar acima das divergências políticas.

Dr Thales une irmãos em Socorro do Piauí (Foto: Reprodução/Instagram)Com essa reconciliação, os irmãos agora apoiam a candidatura de Aderson Filho, sobrinho e assessor de confiança de Thales Coelho, para a prefeitura. A decisão retira uma potencial candidatura de oposição e posiciona Aderson como favorito na próxima eleição, frente à Pauliana Ribeiro de Amorim, representante do PT e apoiada pelo governo estadual.Pauliana é prima da ex primeira-dama, Rejane Dias. 

Esse movimento não apenas encerra um longo período de rivalidade familiar mas também fortalece significativamente o grupo situacionista em Socorro do Piauí. Saulo Coelho, que havia sido o segundo mais votado nas eleições de 2020, também declarou seu apoio a Aderson, consolidando ainda mais a influência política de Thales Coelho na região e prometendo uma nova era de governança para o município.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES