Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Especial! O legado de Firmino Filho, um prefeito único e inesquecível

Com uma carreira pública de quase três décadas, iniciada em 1993 por convite do então prefeito Wall Ferraz, Firmino construiu uma relação única com os teresinenses, uma conexão que transcende o tempo.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Firmino Filho, prefeito de Teresina por quatro mandatos, deixou uma marca indelével na cidade! Seu legado é palpável em todos os cantos da capital, em cada lembrança, no lamento contido de cada morador. Neste 6 de abril, completam-se três anos da sua partida. Três anos de saudades e recordações

Firmino Filho na infância e na vida adulta (Foto: Reprodução Redes Sociais)

Leia Mais

FAMÍLIA - Em âmbito familiar, Firmino era casado com a ex-deputada Lucy Soares, com quem teve três filhos: Bárbara, Bruno e Cristina. Todos eles sempre fazem questão de manter a memória do ‘eterno prefeito’ viva e de defender sua missão. 

“Saudade de nossas conversas. Saudade de sentir seu trabalho e amor por Teresina. Firmino está sempre presente em nossos corações”, disse a deputada Bárbara do Firmino nas redes sociais em publicação em homenagem ao pai. 

Sentimento compartilhado por Lucy em declarações públicas, demonstrando que a ‘saudade só aumenta’. 

“O tempo vai passando e a saudade do seu sorriso só aumenta. Você é eterno em nossos corações", escreveu recentemente. 

Firmino Filho era casado com Lucy, com quem teve 3 filhos (Foto: Arquivo)

UMA HISTÓRIA MAIÚSCULA

Com uma carreira pública de quase três décadas, iniciada em 1993 por convite do então prefeito Wall Ferraz, Firmino construiu uma relação única com os teresinenses, uma conexão que transcende o tempo.

Seu mandato foi marcado pelo compromisso com a responsabilidade fiscal e a promoção de ações sociais, rendendo-lhe o título de Prefeito Amigo da Criança. Projetos bem-sucedidos, como o Vila Bairro, transformaram o cenário da periferia local.

O LEGADO

O legado de Firmino é quantificável em diversos indicadores, desde o social até o fiscal. Na saúde, por exemplo, Teresina apresentou uma das menores taxas de desnutrição infantil do país, apenas 0,54%, comparada a capitais do Sul e Sudeste que chegavam – à época - a 2,83%, como o Rio de Janeiro, segundo o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional.

No meio ambiente, a capital piauiense ostentou a segunda maior cobertura florestal do Brasil, atingindo 76% da área municipal, conforme dados do MapBiomas.

As gestões de Firmino foram marcadas por bons resultados em áreas essenciais (Foto: Reprodução)Graças ao trabalho de Firmino, Teresina alcançou a impressionante marca de 100% de esgoto tratado em relação à água consumida, conforme relatório do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), catalogado no Mapa da Desigualdade de 2020.

Além disso, a qualidade de vida da população teresinense teve um avanço notável durante as suas gestões, com uma esperança de vida ao nascer superando a média regional e nacional, rivalizando com capitais como São Paulo e Curitiba.

LUTA CONTRA A DESIGUALDADE

Durante seus mandatos, Teresina tornou-se a capital menos desigual do Nordeste, com um índice Gini da distribuição de renda domiciliar per capita de 0,511, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, 2018. Esse feito refletia um compromisso contínuo com a redução das desigualdades e a promoção da justiça social, proporcionando mais oportunidades e acesso a um futuro melhor para os mais vulneráveis.

Com sua dedicação à educação e seu profundo amor pela capital piauiense, Firmino Filho deixou saudades eternas



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES