Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Exclusivo Federação entre PP e Republicanos pode sair já para 24. E agora, Dr Pessoa?

Esse movimento surge após uma fase de estagnação nas negociações, que inicialmente postergava a união para 2026.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A perspectiva de uma Federação entre o Progressistas e o Republicanos ganha força novamente, sugerindo uma consolidação já nas eleições de 2024. Esse movimento surge após uma fase de estagnação nas negociações, que inicialmente postergava a união para 2026.

Em entrevista ao MeioNorte, o deputado federal Júlio Arcoverde (PP) confirmou a possibilidade de um acordo ocorrer nas eleições municipais, destacando o interesse dos parlamentares de ambos os partidos. 

Leia Mais

"Sim; bem provável, se depender dos deputados dos partidos envolvidos já teria acontecido", afirmou.

Indagado sobre o motivo da não consolidação da Federação até o momento, Arcoverde apontou que há pendências em alguns Estados.

Júlio Arcoverde é deputado federal pelo Progressistas (Foto: Agência Câmara)Se efetivada, a federação apresentará um novo desafio para o prefeito de Teresina, Dr Pessoa (Republicanos), dado que o PP é mais expressivo no Estado e demonstra interesse na candidatura de Sílvio Mendes (União Brasil).

O que são as federações partidárias?

A Lei nº 14.208, sancionada em 28 de setembro de 2021, é responsável por regulamentar a criação de Federações Partidárias no Brasil. Seu conceito está expresso no artigo 11-A:

Art. 11-A: Dois ou mais partidos políticos poderão reunir-se em federação, a qual, após sua constituição e respectivo registro perante o Tribunal Superior Eleitoral, atuará como se fosse uma única agremiação partidária.

Em resumo, a Federação Partidária permite que dois ou mais partidos políticos se unam não apenas durante as eleições, mas também ao longo da legislatura.

Isso significa que a união dos partidos ocorrerá desde o período eleitoral, quando os candidatos concorrem a cargos políticos, até o término dos quatro anos do mandato, caso sejam eleitos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES