Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Focos de incêndio no Piauí aumentam em 38% em 2023, alerta INPE

Essa preocupante estatística vem à tona com a chegada do BR-O-BRÓ, fenômeno climático que se caracteriza pelo aumento da temperatura e pela redução da umidade do ar.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) revelam um cenário alarmante para o estado do Piauí. Durante o período de 01 de janeiro a 29 de junho de 2023, foram registrados 773 focos de incêndio, representando um aumento de 38% em relação ao mesmo período do ano passado.

Essa preocupante estatística vem à tona com a chegada do BR-O-BRÓ, fenômeno climático que se caracteriza pelo aumento da temperatura e pela redução da umidade do ar. Essas condições climáticas adversas têm despertado uma preocupação adicional em relação a uma prática cultural nociva: a queima irregular do lixo. Neste ano, em especial, teremos a presença do fenômeno El niño, que provoca mais seca na região nordeste.

Leia Mais

Focos de incêndio crescem no Piauí neste ano (Foto: Mayke Toscano/SECOM MT)Sabrina Nakayama, Supervisora Ambiental do Grupo Natus, enfatiza a necessidade urgente de destinação correta dos resíduos sólidos, especialmente durante esse período crítico. 

“Esse cuidado é fundamental para evitar danos ao meio ambiente e prevenir ocorrências que podem resultar na perda de vidas humanas, animais e materiais”, reforça.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES