Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Exclusivo Gastos, endividamento: Coluna adianta o que o Governo mostrará na ALEPI

Esse será o primeiro relatório da gestão do governador Rafael Fonteles.

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira, 26 de junho, o secretário estadual de Fazenda do Piauí, Emílio Junior, irá apresentar na Assembleia Legislativa o balanço fiscal referente ao primeiro quadrimestre do ano. O relatório revela dados positivos para o governo de Rafael Fonteles, destacando-se os gastos com pessoal abaixo do limite de alerta estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

A coluna adianta os números que serão apresentados aos parlamentares: as despesas com pessoal, por exemplo, representaram 43,05% da Receita Corrente Líquida do Estado (RCL), enquanto o limite de alerta é de 44,10%, o prudencial é de 46,55% e o máximo, 49%. Esses resultados indicam que o Piauí está longe de enfrentar problemas nesse aspecto. Além disso, a dívida corrente líquida do estado também registrou uma queda significativa, ficando em 38,24% da RCL, bem abaixo do limite máximo estabelecido pelo Senado, que é de 200%.

Leia Mais

Comparando com o exercício financeiro anterior, a queda na dívida corrente líquida é de quase 13%. No ano passado, o estado registrava 51,02%, enquanto agora está em 38,24%. Esses números demonstram uma melhora considerável na situação fiscal do Piauí.

Esse será o primeiro relatório da gestão Rafael Fonteles a ser apresentado na ALEPI (Foto: CCOM)O relatório de gestão fiscal do primeiro quadrimestre também destaca uma receita corrente líquida de R$ 13,910 bilhões. Esses indicadores refletem a saúde financeira do estado e fornecem embasamento para a continuidade de investimentos, como as contratações na área da Segurança Pública.

A audiência pública na Alepi será presidida pelo deputado Henrique Pires (MDB). A Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação conduzirá a audiência, na qual o governo estadual apresentará aos deputados o balanço financeiro do primeiro quadrimestre de 2023.

O secretário de Estado da Fazenda, Emílio Júnior detalhará os dados do relatório, abordando informações sobre despesas com pessoal, dívida consolidada, receita corrente, garantias de valores e operações de crédito. A apresentação do balanço fiscal é uma obrigação constitucional do Poder Executivo e do Poder Legislativo, que acompanham a execução do orçamento e as finanças do estado. Esse será o primeiro relatório da gestão do governador Rafael Fonteles.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES