Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Governo do Piauí quer evitar restos a pagar sem disponibilidade financeira

Documento enfatiza que as despesas devem ser estritamente limitadas aos créditos orçamentários e aos valores repassados a título de cota.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em uma medida voltada para a manutenção da saúde financeira do estado, a Comissão de Gestão Financeira e Gestão por Resultados, presidida pelo secretário de Fazenda, Emílio Júnior, publicou uma resolução na quinta-feira, 25 de janeiro, estabelecendo a Programação Financeira Anual e o Cronograma Mensal de Desembolso para o exercício de 2024, além de tomar outras providências.

Dentre as determinações cruciais presentes no documento, destaca-se a limitação ao aumento de capital em empresas públicas. O decreto especifica que o aumento de capital dessas entidades ficará restrito aos recursos de caixa do Tesouro do Estado, e sua realização só será autorizada se os correspondentes créditos orçamentários estiverem previstos.

Leia Mais

Uma das preocupações centrais expressas na resolução é a necessidade de evitar o acúmulo de "Restos a Pagar" e manter o equilíbrio das contas públicas. O documento enfatiza que as despesas devem ser estritamente limitadas aos créditos orçamentários e aos valores repassados a título de cota. Isso visa prevenir o empenhamento de despesas além dos limites estabelecidos na Programação Financeira e a formação de "Restos a Pagar" sem disponibilidade financeira.

Outro ponto relevante é a reprogramação dos valores orçamentários relacionados a convênios com o governo federal, os quais serão ajustados à medida que os recursos forem creditados nas contas bancárias correspondentes.

Emílio Júnior comanda a Comissão de Gestão Financeira e Gestão por Resultados (Foto: Reprodução/Divulgação)As cotas mensais destinadas à Assembleia Legislativa, ao Tribunal de Justiça do Estado, ao Tribunal de Contas do Estado, à Defensoria Pública e à Procuradoria Geral de Justiça seguirão as disposições estabelecidas na Constituição do Estado do Piauí e na Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO.

Com a publicação da resolução, o governo estadual reforça seu compromisso com a austeridade fiscal e busca assegurar uma gestão financeira responsável, promovendo o uso eficiente dos recursos disponíveis para atender às demandas da sociedade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES