Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Governo do Piauí reduzirá gratificações após impacto da queda do FPE

A redução do valor das gratificações por condição especial de trabalho e gratificações de representação englobará todos os servidores, comissionados ou não.

Avalie a matéria:
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira, 10 de agosto, o Governo do Piauí divulgou uma resolução que visa enfrentar os desafios financeiros decorrentes da recente queda nas receitas do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Através da Resolução nº 004/2023 – CGFR, a Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí (SEFAZ/PI) estabeleceu a redução do valor das gratificações por condição especial de trabalho e gratificações de representação para todos os servidores, comissionados ou não, a medida inclui Secretários de Estado, Chefes de Autarquias e Fundações Públicas, bem como Superintendentes.

O motivo por trás dessa medida é a necessidade de alinhar as despesas do estado às suas disponibilidades financeiras, buscando manter o equilíbrio econômico-financeiro. A comissão responsável pela Gestão Financeira e Gestão por Resultados (CGFR) baseou sua decisão no artigo 2º do Decreto nº 21.908, datado de 17 de março de 2023.

Leia Mais

A decisão foi motivada pela drástica queda nas receitas provenientes do Fundo de Participação dos Estados, registrada no mês de julho de 2023. A fim de garantir que o estado continue cumprindo suas obrigações de pagamento e mantendo uma gestão fiscal equilibrada.

De acordo com os detalhes da resolução, a redução das gratificações entrará em vigor a partir do mês de referência de agosto, estendendo-se até o mês de dezembro de 2023. A implementação ocorrerá da seguinte forma:

  1. Uma redução de 10% (dez por cento) sobre a parcela do valor bruto mensal igual ou inferior a R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais).
  2. Uma redução de 15% (quinze por cento) sobre a parcela do valor bruto mensal que exceda R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais).

A resolução foi assinada por Emílio Junior, Secretário de Fazenda e Presidente da CGFR; Francisco Gomes Pierot Júnior, Procurador Geral do Estado; Marcelo Nolleto, Secretário de Governo; Samuel Pontes, Secretário de Administração; e Washington Bonfim, Secretário do Planejamento.

Resolução foi assinada por secretários da área econômica, incluindo Emilio Junior, da Fazenda (Foto: Divulgação/CCOM)Cabe indicar que o Executivo já havia anunciado a redução dos salários dos secretários, superintendentes e comissionados (DAS e DAC)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES