Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Juiz piauiense é eleito como novo desembargador do TJ do Maranhão

Com a adição de Samuel Batista, o TJMA conta novamente com 33 membros em seu quadro.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (11/10), o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) votou de forma unânime a favor da nomeação do juiz Samuel Batista de Souza como desembargador da Corte, preenchendo a vaga decorrente da aposentadoria voluntária do magistrado Marcelino Everton. Com a adição de Samuel, o TJMA conta novamente com 33 membros em seu quadro.

O processo de acesso ao cargo de desembargador foi anunciado pelo presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, durante uma sessão que contou com a presença de todos os membros do Plenário. O corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho, leu seu parecer favorável ao pedido de inscrição de Samuel de Souza para a ascensão ao cargo.

Leia Mais

Após a leitura do parecer, o desembargador Paulo Velten consultou os demais membros da Corte, que também manifestaram apoio à nomeação, parabenizando o novo integrante. O presidente do Tribunal convocou Samuel de Souza para prestar juramento e assinar o termo de compromisso e posse, o qual foi lido pelo diretor-geral do TJMA, Carlos Anderson dos Santos.

Samuel Batista é natural de Esperantina (Foto: Ribamar Pinheiro/TJ MA)

Sob a condução do 1º vice-presidente do TJMA, desembargador Ricardo Duailibe, Samuel de Souza foi conduzido ao seu assento no Plenário, recebendo as boas-vindas do presidente do Tribunal. Este último desejou sucesso e parabenizou o esforço do magistrado, destacando a presença de sua família na cerimônia e homenageando a memória de seu pai, o pastor Estevam Ângelo de Souza, grande inspirador de sua carreira jurídica.

Samuel Batista é natural de Esperantina (Foto: Ribamar Pinheiro/TJ MA)

Representando os colegas de turma do concurso e outros desembargadores, Cleones Cunha deu as boas-vindas a Samuel de Souza, destacando a herança de fé recebida de seu pai. O momento foi celebrado com aplausos de todos os presentes.

Samuel Batista é natural de Esperantina (Foto: Ribamar Pinheiro/TJ MA)

Na próxima sexta-feira (13/10), Samuel Batista de Souza comemora seus 74 anos de idade, sendo 36 deles dedicados à magistratura. Natural de Esperantina, no Piauí, ele já recebeu a Medalha Especial do Mérito Cândido Mendes, a mais alta honraria do Poder Judiciário maranhense. Em São Luís, graduou-se em Ciências Econômicas, Direito e realizou pós-graduação em Gestão Pública na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O novo desembargador atuou como juiz nas comarcas de Icatu, Presidente Dutra e Coroatá. Na capital, ocupou o cargo de titular do 5º Juizado Especial das Relações de Consumo do Termo Judiciário de São Luís da Comarca da Ilha de São Luís, sendo o magistrado mais antigo de entrância final.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES