Conheça JuLIA, nova aliada do TJ-PI que promete revolucionar a Justiça do estado

A ferramenta tecnológica foi adotada pelo Tribunal da Justiça para otimizar os processos judiciais apreciados na instituição

Sistema JuLIA | Ravena Lages
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta quarta-feira (11), o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) inaugurou uma nova era na administração da justiça ao lançar o sistema JuLIA (Justiça Auxiliada pela Inteligência Artificial). O evento, que ocorreu no Pleno do Palácio da Justiça, reuniu uma audiência distinta composta por desembargadores, funcionários públicos e jornalistas dos principais canais informativos do estado.

Desenvolvimento e objetivos da JuLIA

Leia Mais

A JuLIA é fruto do trabalho inovador do Laboratório de Inovação do TJ-PI, o OpalaLab, e visa revolucionar a forma como o tribunal lida com a crescente demanda de processos judiciais. Dimmy Magalhães, representante da equipe OpalaLab, enfatizou a importância da JuLIA em reunir, processar e administrar informações diante da alta quantidade de processos, alcançando a marca de 198 mil apenas em 2023.

Inteligência computacional e automação

Desenvolvida em um prazo ágil de nove meses, a JuLIA é um conjunto avançado de inteligência computacional. Suas capacidades incluem automação, análise de processos judiciais e comunicação ativa. Além disso, o sistema aproveita o uso do WhatsApp para prestar informações judiciais à população, promovendo maior acessibilidade e eficiência na comunicação.

Otimização do processo judicial

A otimização e facilitação do entendimento dos processos são metas centrais da JuLIA. A análise de processos judiciais é aprimorada, permitindo a realização de intimações automáticas em menos de 24 horas. A classificação e distribuição eficientes dos processos judiciais serão realizadas nos sistemas PJe e MAAT, incorporando a inteligência artificial para tornar o processo mais ágil e eficaz.

Velocidade, redução de custos e perspectivas futuras

A JuLIA é uma resposta às antigas demoras nos processos judiciais, prometendo análise e julgamento rápidos. Além disso, a integração da inteligência artificial traz consigo a redução de custos, métricas eficientes e uma maior proximidade com a comunidade. Hilo de Almeida Sousa, Desembargador e Presidente do TJ-PI, destaca a JuLIA como a nova servidora do tribunal, personificada por uma imagem cativante de uma jovem menina negra de cabelos cacheados.

Impacto nas atividades do tribunal

A equipe do OpalaLab está entusiasmada com os recursos tecnológicos que auxiliarão na alta demanda de pedidos processuais. A JuLIA promete agilidade e rapidez na análise e julgamento dos processos judiciais, automatizando as operações e reduzindo a carga de trabalho dos servidores. A perspectiva é expandir a JuLIA para outras áreas da esfera judicial do Piauí, demonstrando o compromisso do tribunal com a modernização e eficiência.

A integração da JuLIA no TJ-PI marca um avanço significativo na busca por uma justiça mais acessível, eficiente e adaptada às demandas protocoladas.

Para mais informação, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES