Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Mais de 40°! Confira as dez cidades mais quentes do Piauí na quarta (04)

A cidade de Oeiras registrou a maior temperatura do dia no estado e a segunda maior do Brasil, com o termômetro marcando 40,9°C.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última quarta-feira, 4 de outubro, o Piauí enfrentou um calor intenso, com as temperaturas ultrapassando os 40 graus Celsius. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), quatro cidades piauienses se destacaram nesse cenário de calor intenso: Oeiras, São João do Piauí, Piripiri e Campo Maior.

A cidade de Oeiras registrou a maior temperatura do dia no estado e a segunda maior do Brasil, com o termômetro marcando 40,9°C.

Leia Mais

Calor intenso segue em várias regiões do Brasil (Foto: Tânia Rego/Agência Brasil)Essas altas temperaturas estão inseridas em um padrão observado ao longo do inverno de 2023, caracterizado por temperaturas mais elevadas do que o habitual. Apesar de ser tradicionalmente conhecido por suas baixas temperaturas, o inverno deste ano foi marcado pela presença significativa de massas de ar quente e seco, resultando em temperaturas frequentemente superiores a 30°C. Esse padrão foi particularmente observado nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.

Durante esta estação, essas regiões experimentaram mais de 70 dias com calor intenso, refletindo a influência das massas de ar quente. Até mesmo em áreas do Sudeste, como no noroeste de São Paulo e no norte e triângulo mineiro, foram registrados de 50 a 70 dias de altas temperaturas, principalmente nos meses de agosto e setembro. Esse padrão climático atípico trouxe desafios e impactos significativos para a população e suas rotinas diárias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES