Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Ministra Nísia Trindade habilita novos leitos de UTI no HU da UFPI

A habilitação dos leitos está em conformidade com diretrizes e regulamentações específicas.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, publicou na terça-feira, 28 de novembro, a portaria que libera recursos no valor de R$ 985,5 mil por ano para a habilitação de cinco novos leitos de Terapia Intensiva no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Com essa autorização, a instituição atinge a marca de 20 leitos de UTI habilitados.

A portaria estabelece recursos do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde - Grupo de Atenção Especializada, a serem incorporados ao limite financeiro de Média e Alta Complexidade (MAC) de Estados e Municípios.

Leia Mais

Nísia Trindade é a ministra da Saúde (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)A medida visa fortalecer a estrutura de atendimento médico de alta complexidade, garantindo uma resposta mais eficaz a situações críticas de saúde. A habilitação dos leitos está em conformidade com diretrizes e regulamentações específicas, com a possibilidade de avaliação periódica por parte da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES/MS).

O Fundo Nacional de Saúde tomará as medidas necessárias para a transferência automática e regular dos recursos aos Fundos Estadual e Municipais de Saúde, em parcelas mensais, garantindo o custeio de ações e serviços de média e alta complexidade para atenção à saúde da população.

A iniciativa ressalta a importância desse investimento na melhoria da capacidade de resposta do sistema de saúde, destacando o compromisso do Ministério da Saúde em fortalecer a estrutura hospitalar em todo o país. A medida entra em vigor na data de sua publicação, contribuindo para a expansão e aprimoramento dos serviços de terapia intensiva no Hospital Universitário da UFPI.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES