Francy Teixeira

Coluna do jornalista Francy Teixeira

Piauí é o 2º do país em alunos no tempo integral no ensino fundamental

Nesta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que institui o programa Escola em Tempo Integral (ETI).

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo dados da Secretaria de Comunicação Social do Governo Lula, o Piauí possui 770 escolas em tempo integral, o que representa 20,7% do total das unidades públicas no Estado. No último ano, houve crescimento nos percentuais de alunos nesse regime, tornando o Piauí o segundo estado com mais alunos em tempo integral no ensino fundamental (38,8%), ficando atrás apenas do Ceará (41%). No ensino médio, o estado também se destacou com 20,8% dos alunos nessa modalidade, acima da média nacional de 20,4%,ocupando a décima posição.

Nesta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que institui o programa Escola em Tempo Integral (ETI) com o objetivo de ampliar em 1 milhão o número de matrículas em tempo integral nas escolas de educação básica em todo o Brasil. O investimento de R$ 4 bilhões permitirá que estados, municípios e o Distrito Federal expandam a oferta de jornada em tempo integral em suas redes. A meta do programa, de acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE), é oferecer a educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, atendendo a pelo menos 25% dos alunos da educação básica até 2024.

Leia Mais

Piauí é destaque no regime de tempo integral (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O programa abrange todas as etapas da educação básica, e os estados e municípios poderão aderir voluntariamente ao programa, pactuando metas junto ao Ministério da Educação. Os recursos serão transferidos levando em conta as matrículas pactuadas e os critérios de equidade. Nas etapas seguintes, o programa implementará estratégias de assistência técnica junto às redes de ensino, incluindo formação de educadores, orientações curriculares e fomento a projetos inovadores.

O objetivo do programa é avançar em direção a uma sociedade mais consciente, justa e menos desigual, por meio da universalização do acesso à educação pública e do aprimoramento da qualidade do ensino. O investimento do Governo Federal visa promover um ensino integral e de qualidade para todos os estudantes do país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES